Divulgação
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, fez ainda o anúncio de que a unidade abrigará uma sala-museu, destinada à memória das ferrovias que cruzavam Ponta Grossa e região
Em audiência realizada na última segunda-feira, 26, no gabinete do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, fez a entrega oficial do projeto de restauro da Estação Saudade, que será transformada em unidade cultural do Sesc. A nova Estação também vai contar com um café-escola do Senac, nos moldes dos existentes no Paço da Liberdade, em Curitiba, e no Cadeião, em Londrina, as outras unidades culturais do Sesc.
Piana fez ainda o anúncio de que a unidade abrigará uma sala-museu, destinada à memória das ferrovias que cruzavam Ponta Grossa e região. “Vamos preservar a história das ferrovias e a identidade dos doadores, de forma que também a história das pessoas que tinham relação com a rede ferroviária seja lembrada para sempre”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.
O prefeito Marcelo Rangel destacou a importância do momento. “Quando assumimos a prefeitura, em 2013, tanto a Estação Saudade como o quadrilátero histórico estavam abandonados. Hoje a área já não é a cracolândia que foi e, com a restauração da Estação Saudade teremos um novo polo turístico para Ponta Grossa”, destacou o prefeito.
A vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB), presidente da Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa (FUMTUR), revelou sua surpresa com a notícia da instalação da sala-museu. Ela, que já foi Secretária de Cultura do município, elogiou a iniciativa pelo legado que comporta.
Para o presidente do Sindilojas Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto, “a Estação Saudade será uma importante atração turística que vai impactar o comércio, porque Ponta Grossa irá receber pessoas que irão consumir no comércio, nos restaurantes e hospedar-se nos hotéis”. Já o membro da Comissão de Obras da restauração, Sigismundo Mazurek, ressaltou sua antiga relação com Ponta Grossa por ali ter estudado no Seminário Diocesano São José, nas Vilas Oficinas. “Foi no seminário que acompanhei pelo rádio a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Jamais imaginei que tantos anos depois eu teria a possibilidade de resgatar o elo que me une a esta cidade, como membro da Comissão de Obras do restauro da Estação Saudade”, encerrou.
Sesc está recebendo doações de acervo ao Museu Ferroviário da Estação Saudade
O Sesc está solicitando materiais para fazer parte da sala-museu que irá funcionar na Estação Saudade depois da sua restauração. A Estação Saudade, como unidade cultural do Sesc, será uma entidade viva e atuante, voltada à promoção das artes e à preservação da história.
Em suas dependências haverá uma sala-museu dedicada à memória das ferrovias. Ponta Grossa foi o mais importante entroncamento ferroviário do sul do Brasil. Aqui encontravam-se passageiros em viagens a todos os quadrantes do país e ao sul do continente.
A sala-museu será também um ambiente de pesquisa, ideal para alunos das escolas, acadêmicos das universidades e estudiosos em geral.
Para tanto, o Sesc tem necessidade de receber doações de materiais, como fotografias, objetos antigos, documentos, notícias. Tudo o que se referir à história das ferrovias, mesmo que não sejam especificamente de Ponta Grossa, vai receber a devida atenção.
A identidade de cada doador será preservada juntamente com o material enviado. A exposição dos objetos acompanhará o nome da pessoa ou da família responsável pela doação.
A previsão é que a sala-museu esteja em funcionamento já na inauguração da restauração da Estação Saudade, programada para ocorrer no último trimestre de 2019. Na ocasião também será lançado o livro que o escritor Miguel Sanches Neto, professor da UEPG, e um dos mais conceituados autores brasileiros, está escrevendo sobre a Estação Saudade. (Com assessoria)
SERVIÇO:
Para tratar das doações, favor contatar:
Sesc Ponta Grossa
Gerente executivo: Everson Nunes Furtado | Assessoria: Eudis Murilo Sottoriva
Telefones: (42) 3309-2850, (42) 3309-2892 ou (42) 3309-2871
R. Theodoro Rosas, 1247 – Centro
Ponta Grossa – PR