13 de dezembro de 2017

Projeto de Giacobo que cria Zona Franca em Foz do Iguaçu é aprovado em comissões na Câmara dos Deputados

Divulgação

Para o deputado, a implantação da Zona Franca em Foz do Iguaçu, por sua localização estratégica no Mercosul (na fronteira com o Paraguai e a Argentina), vai possibilitar "a formação de um polo industrial com impactos econômicos e sociais positivos em toda a região Sul”

A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou na última semana o projeto de lei do deputado Fernando Giacobo (PR-PR) que cria a Zona Franca de Foz do Iguaçu. A proposta, já aprovada também na Comissão de Integração Nacional, agora espera designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação. Giacobo diz ter plena confiança de que o projeto seja aprovado em todas as instâncias do legislativo federal. Aprovada nas comissões na Câmara dos Deputados, de forma terminativa, o projeto de lei seguirá para o Senado.

“Foz do Iguaçu tem excelente infraestrutura em termos de transportes, telecomunicações e energia, e dispõe de uma força de trabalho especializada. Esse projeto representa um grande movimento em direção à retomada do nosso processo de desenvolvimento, baseado na produção, no emprego e na renda”, disse Giacobo, primeiro-secretário da Câmara dos Deputados.

Para o deputado, a implantação da Zona Franca em Foz do Iguaçu, por sua localização estratégica no Mercosul (na fronteira com o Paraguai e a Argentina), vai possibilitar “a formação de um polo industrial com impactos econômicos e sociais positivos em toda a região Sul”.

Pelo projeto de lei, a Zona Franca de Foz do Iguaçu adotará os mesmos incentivos fiscais, cambiais e administrativos presentes na Zona Franca de Manaus, como redução ou isenção de tributos nas esferas estadual e federal. O deputado propôs que os benefícios sejam mantidos até 31 de dezembro de 2073.

O deputado diz que a zona franca de Manaus é uma experiência muito bem sucedida na busca de novas estratégias de desenvolvimento regional adotadas pelo governo. “A criação desta Zona Franca levou à implantação de um polo industrial que representa importante fonte de emprego e renda, avanços tecnológicos e preservação ambiental. Decorrido meio século, a ZFM ainda é a única em funcionamento no Brasil”, afirmou.

O projeto propõe a criação de uma Zona Franca com características de livre comércio de exportação e importação. “Essa área de livre comércio possibilitará a formação de um grande polo industrial, cujos reflexos econômicos e sociais serão gigantescos para a região Oeste do Paraná”, reiterou Giacobo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos