Divulgação
O ‘Plano de Ação à Leitura’ está entre os oito finalistas selecionados pela Fundação Lemann e Elos Educacional.
O ‘Plano de Ação à Leitura’, projeto desenvolvido pela Escola Municipal Vicente Machado, está entre os oito finalistas selecionados pela Fundação Lemann e Elos Educacional. A apresentação acontecerá em novembro no V Seminário Nacional de Boas Práticas de Gestão Escolar, na cidade de São Paulo.
De acordo com a diretora da escola, Daniele Susana Machado, o projeto foi elaborado a partir do curso ‘Formar’ com o tema ‘Gestão para Aprendizagem’, promovido pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional, em 2017.
Entre as ações realizadas na Vicente Machado, estão a contação de história, piquenique da leitura, blitz da leitura, feira de livros e cantinho da leitura.
Daniele destaca que os objetivos de incentivar a leitura e melhorar a proficiência dos alunos foram plenamente alcançados, além de envolver toda a escola e os pais no projeto. “Conseguimos motivar as crianças a lerem mais com o envolvimento da comunidade escolar e dos pais percebendo e valorizando a importância da leitura. Os alunos se mostraram mais interessados, aumentou o empréstimo de livros da sala de leitura e obtivemos melhores resultados nas avaliações internas e externas”, conta.
O projeto que já completou um ano será realizado por tempo indeterminado. “Continuamos com o plano e estamos criando novas ações para que nossos alunos intensifiquem cada vez mais a leitura”, afirmou a diretora. (Com assessoria)