Israel Kaé
O projeto irá beneficiar a comunidade através da produção de alimentos saudáveis para o consumo e proporcionar uma renda extra para as famílias
A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR) e a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Copel, deram início, no último final de semana, ao projeto “Cultivar Energia”, com a criação de uma horta comunitária com 80 canteiros, embaixo da linha de transmissão de energia elétrica no Residencial Costa Rica.
Após a preparação do terreno, os moradores deram início ao plantio da horta que terá frutas, verduras e legumes.
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) participou do plantio das primeiras mudas. “Esse projeto inédito trará um impacto positivo para todos. Mobilizando e aproximando a comunidade para discutir e aplicar a educação ambiental e alimentar através do trabalho”, declara.
O projeto irá beneficiar a comunidade através da produção de alimentos saudáveis para o consumo e proporcionar uma renda extra para as famílias que poderão vender os produtos excedentes à sua alimentação. “Estamos trazendo junto com a Secretaria de Agricultura, conhecimento e a possibilidade de mais uma oportunidade de renda para as famílias do Costa Rica, com o exemplo do projeto ‘Horta em Casa’, fruto desta parceria e que já recebeu diversos prêmios. Acreditamos que, com sucesso dessa horta, o projeto poderá ser estendido a diversas outras regiões da cidade”, afirma o presidente da Prolar, Dino Schrutt.
“Nossa parcela é fornecer todo o apoio técnico para que a comunidade possa fazer com que esse projeto cresça. Estão sendo distribuídas cerca de 800 mudas de plantas, que tenho certeza de que as famílias irão cuidar com todo o carinho e farão com que essa iniciativa se consolide, beneficiando a todos”, aponta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira.
Os moradores receberem orientações da Copel do uso compartilhado e seguro do ambiente e promovem a disseminação de conhecimentos sobre os cuidados necessários com as linhas de alta tensão.
A moradora Maria Vitória da Luz, acredita que o projeto irá beneficiar toda a comunidade envolvida. “É muito bom poder participar disso. Acredito que o projeto vai ocupar todo mundo e integrar a comunidade”, finaliza.
O “Cultivar Energia” é um projeto de sustentabilidade que alia ações ambientais com o desenvolvimento social e econômico.
ANÚNCIOS – Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel anunciou que está em fase de projetos uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Costa Rica e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto Habitacional Jardim Panamá. (Com assessoria)