Divulgação
As políticas de atração de investimentos, desburocratização da máquina pública e de uma política voltada para trabalhar ao lado do setor produtivo ajudaram o Paraná a ter atualmente a menor taxa de desemprego em sete anos, de 6,1%.
Geração de emprego e renda é uma das marcas da gestão Ratinho Junior no Governo do Paraná. As políticas de atração de investimentos, desburocratização da máquina pública e de uma política voltada para trabalhar ao lado do setor produtivo ajudaram o Paraná a ter atualmente a menor taxa de desemprego em sete anos, de 6,1%. Essa é a sexta menor do País e 3,1 pontos percentuais menor do que o indicador nacional, que está em 9,3%.
Com esse indicador, o Estado se aproxima cada vez mais do chamado pleno emprego, quando toda a população economicamente ativa está encaixada no mercado de trabalho (esse indicador é entre 4% e 6%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para continuar neste bom caminho, Ratinho Junior (PSD) vai criar outras ações socieconômicas em parceria com os municípios para fazer o Estado ser cada vez mais protagonista em inclusão, capacitação e pleno emprego.
“Emprego é a melhor política social que existe, aquilo que realmente muda a vida das pessoas. E para abrir caminhos dignos para aqueles que mais precisam, vamos continuar indo pra frente no olhar social”, disse Ratinho Jr.
Uma das iniciativas será a implementação do Programa Nossa Gente Empreendedora, que vai disponibilizar cursos de qualificação profissional, acompanhamento técnico e repasse de recursos para aqueles atendidos no Programa Nossa Gente, que visa a superação da pobreza e o acompanhamento intersetorial das famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Queremos explorar melhor o potencial para produção e comercialização de alimentos, confecção, decoração, jardinagem, mecânica, manutenção predial, salões de cabeleireiro, tatuagem, estética corporal, recreação infantil, edição de vídeos, fotografia, assistência técnica de eletrônicos”, disse o governador Ratinho Jr.
A criação do Programa Nossa Gente Empreendedora consta no Plano de Governo de Ratinho Junior para a gestão de 2023 a 2026. No documento, as propostas estão divididas em cinco eixos temáticos, que englobam todas as áreas da administração pública estadual: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-Estar.
PROGRAMA NOSSA GENTE – O Programa Nossa Gente já visa a promoção da melhoria das condições de vida e o protagonismo das famílias em situação de maior vulnerabilidade social no Estado, com a oferta de serviços e programas especialmente planejados conforme a necessidade de cada família e das especificidades do território onde reside.
Entre as ações previstas estão cursos educativos profissionalizantes; microcrédito; economia solidária; qualificação profissional para jovens; acompanhamento no programa Mãe Paranaense; programa Paraná Digital; melhoria nas condições habitacionais (construção de casas, pavimentação, esgoto, água, titulação da terra); acesso aos documentos civis; acompanhamento familiar intersetorial para fortalecimento da capacidade protetiva das famílias, além de acompanhamento nos CRAS e CREAS.
CURSOS PROFISSIONALIZANTES – Milhares de paranaenses participaram de cursos de qualificação profissional oferecidos pelas Carretas do Conhecimento nos últimos anos. O Governo do Estado criou escolas móveis, com infraestrutura completa para promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional, voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
“As Carretas levaram conhecimento técnico para ampliar a geração de emprego e renda em dezenas de municípios. É um dos maiores programas de mobilidade social que leva gratuitamente cursos rápidos de qualificação para o trabalhador ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse Ratinho Jr.
Além de espaços para aulas teóricas, as unidades contam com laboratórios e oficinas destinados a atividades práticas. Foram ofertados cursos de Automação Básica, com noções de Pneumática e Hidráulica, Panificação, Elétrica Residencial, Confecção, Manutenção de Motocicletas, Mecânica Automotiva, Elétrica Automotiva, Mecânica Básica e Refrigeração, entre outros. (Com assessoria)