Professores das escolas municipais apresentaram na última quinta-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, projetos inscritos no programa Agrinho. Foram 28 experiências com o tema “As coisas que ligam o campo à cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”, e 11 no Agrinho Solos com a proposta “Conservação de solos: sustentabilidade que garante o amanhã”.
A Escola Municipal Rural de São Sebastião venceu a etapa regional na categoria “Escola Agrinho”. A professora Elisabeth Veronica Barth Brandes relatou as atividades desenvolvidas pela escola como brincadeiras, roda de leitura, oficina de produção de texto, desfile com materiais reciclados, kombi da leitura e pit stop da leitura, entre outros.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que a apresentação dos trabalhos valoriza professores e alunos. “Nos encanta a possibilidade deles poderem relatar o que fazem em sala de aula e mais uma vez, temos muitos projetos lindos”, disse.
Representando o Sindicato Rural de Castro, Mozart Lopes, destacou que a parceria com a Secretaria de Educação é importante para incentivar o trabalho dos professores. “Os frutos colhidos são excelentes. O grande ganho é o conhecimento para os alunos que carregarão isto para o resto de suas vidas”, afirmou.
O prefeito Moacyr Fadel Junior parabenizou os professores por buscarem cada vez mais ferramentas para o aprendizado dos alunos. “Temos certeza de que esses projetos serão reconhecidos e premiados. Estamos na torcida”, disse.
PROGRAMA – O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), resultado da parceria entre o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas. (Com assessoria)