Divulgação
Projeto prevê a utilização dos equipamentos em operações especiais da Guarda Municipal e situações com grande número de público.
Nos últimos anos, Ponta Grossa tem fortalecido sistema de monitoramento da Guarda Municipal através do incremento no número de câmeras e totens de segurança em pontos estratégicos do Município, que passou a contar com 28 novas câmeras nos últimos anos, chegando a 51 no total. Diante do trabalho substancial no combate à criminalidade em Ponta Grossa nos últimos anos por meio do emprego da tecnologia, a candidata a prefeita Professora Elizabeth (PSD) vai criar o Grupamento de Monitoramento Aéreo (GMA) da Guarda Municipal, aliada à ampliação da Central de Monitoramento da Guarda Municipal, como uma das estratégias essenciais para o fortalecimento da segurança pública no Município.
“Avançamos muito na segurança pública de Ponta Grossa nos últimos anos com a estruturação da Guarda Municipal, a contratação de novos agentes, criação de grupamentos especiais e a integração com outros forças de segurança. E vamos avançar ainda mais com a ampliação do sistema de monitoramento e a criação do Grupamento de Monitoramento Aéreo, o Esquadrão Drone, que será usado no combate à criminalidade e na proteção da população”, destaca Professora Elizabeth.
O Esquadrão Drone contará com equipes especializadas na operação de drones que serão empregados em ações especiais de monitoramento da Guarda Municipal, incluindo situações com grande número de público. Aliado ao desenvolvimento de uma metodologia mais eficiente e contando com equipes específicas para o trabalho, as melhorias resultaram no aumento das situações acompanhadas pelas equipes da Guarda Municipal que, atualmente, registram aproximadamente 1,3 mil visualizações por mês. Desse total, cerca de 20% geram o deslocamento de agentes em campo para abordagem de suspeitos e verificação das atividades, muitas delas culminando na prisão de criminosos e apreensão de drogas.
Para o candidato a vice-prefeito Capitão Saulo, o uso da tecnologia abre diversas possibilidades para tornar as equipes da Guarda Municipal ainda mais eficientes. “O emprego de câmeras e drones é o que temos de mais moderno na segurança pública atualmente e tem se mostrado extremamente eficiente no combate à criminalidade, uma vez que dá mais subsídios não só para as equipes que atuam em campo, mas também fornece informações para a definição de estratégias específicas para cada ação”, destaca Capitão Saulo. (Com assessoria)