2 de agosto de 2019

Processo de concessão do Parque de Vila Velha é iniciado

Arquivo

Com a licitação, o Estado irá conceder para a iniciativa privada área do parque preestabelecida para desenvolvimento de atividades de uso público e turismo.

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Paraná Turismo apresentaram na última quarta-feira, 31, aos membros do Conselho Gestor do Parque Estadual de Vila Velha, os cadernos técnico e jurídico para a concessão do parque, etapa que dá início ao processo.

“Os cadernos são estudos que indicam o que existe dentro do parque em termos de atrativos, quais atividades são permitidas, como deve ser personalizado e como ele deve atuar”, explica o diretor técnico da Paraná Turismo, Rafael Andreguetto.

O grupo de trabalho para a concessão é formado por técnicos da secretaria estadual, IAP, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto das Águas do Paraná e Paraná Turismo. Participam do conselho gestor representantes do terceiro setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

CONCESSÃO DE USO – O Estado irá conceder área do parque pré-estabelecida à iniciativa privada para que desenvolva atividades de uso público e turismo, visando a melhoria da qualidade de visitação aos atrativos da unidade. O IAP continuará o órgão administrador e responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão está obedecendo o plano de manejo.

PLANO DE MANEJO – O documento, que contribui para o crescimento sustentável e responsável, é um conjunto de estudos que apontam o que pode ser desenvolvido dentro da Unidade de Conservação e na região de entorno, assim como implantação de estruturas físicas e restauração ecológica.

Segundo o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto das Águas do Paraná, Aristides Athayde, a concessão é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.

Athayde destaca que o objetivo é que o Parque de Vila Velha volte a ser um grande atrativo turístico do Paraná e que gere receita não só para Ponta Grossa, mas também para outros municípios que podem fomentar a atividade turística. “Mais pessoas visitando o parque são mais pessoas que vão conhecer a natureza e as belezas dos Campos Gerais e nos ajudar a conservar o que o Paraná tem de mais belo”, acrescenta.

PRÓXIMOS PASSOS – Em seguida, os cadernos, o contrato e o edital de concessão serão protocolados junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para análise.

Em 5 de agosto será lançado o material para consulta pública, que ficará aberto até 20 de agosto para que todos os interessados tenham acesso ao conteúdo e possam se manifestar.

Ainda neste mês, nos dias 13, 14 e 15, serão promovidos Roadshows que têm como público-alvo investidores para apresentação das oportunidades de negócio que Vila Velha representa em relação à natureza, ao turismo e à economia. O evento acontece no dia 13, em São Paulo, 14 em Curitiba e 15 em Ponta Grossa. Esta etapa será concluída com audiência pública.

O edital será publicado em 5 de setembro e disponibilização do site do IAP, assim como o material para consulta pública.

De acordo com o gerente do Parque, Juarez Baskoski, os empreendedores poderão trazer investimentos e equipamentos necessários para a unidade, aumentando o número de visitantes. “Vila Velha é um ícone na região dos Campos Gerais e precisa ter mais visibilidade. É nosso papel quanto instituição fazer essa motivação”, disse.

PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos