Divulgação
Participação popular é fundamental para definir o desenvolvimento de Ponta Grossa nos próximos anos.
Foi realizada na última sexta-feira, 29, a primeira oficina comunitária que integra a programação da revisão do Plano Diretor (PD) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Ponta Grossa. Cerca de 50 pessoas participaram da dinâmica, que teve o propósito de ouvir a população para integrar percepções sobre a cidade no diagnóstico que está sendo produzido acerca da estrutura do Município.
Os documentos estão sendo feitos pela Prefeitura Municipal através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), com a consultoria da empresa Urbtec. A arquiteta do Iplan, Karla Stamoulis, conta que na oficina os participantes foram divididos em grupos para elencar aspectos positivos e negativos a partir de diversos temas.
“Foram discutidas potencialidades e deficiências de pontos como mobilidade, infraestrutura, equipamentos públicos, medidas ambientais, habitação, lazer e áreas verdes, por exemplo”, relata a arquiteta, que destaca que o debate foi produtivo e envolveu pessoas com conhecimento técnico de segmentos variados.
Todas as questões citadas passarão a ser analisadas pela equipe responsável pela elaboração dos documentos, que é composta por profissionais de diversas áreas. As próximas oficinas, agendadas para o final deste mês, começarão a levantar propostas e soluções para as percepções apresentadas.
TRABALHO DE CAMPO – Desde o mês passado equipes da Urbtec, sob fiscalização do Iplan, estão realizando pesquisas técnicas em todas as regiões da cidade. “Eles estão fazendo um levantamento prático para o PlanMob. Primeiramente está sendo estudado o transporte coletivo, como frequência e ocupação das linhas disponíveis, além de abordagem dos usuários”, explica Karla, afirmando que posteriormente será explorado o sistema viário em geral. (Com assessoria)