Divulgação
Promovido por Cassiano Piekarski e Luciano Döll, co-fundadores da empresa Inbix, e em parceria com a organização da agência AFábr1ca, o evento reuniu empresas e startups locais com o objetivo de formar novas conexões dentro do ecossistema empresarial da região.
A estreia da 1ª edição do Inbixperience, evento de inovação tecnológica e empreendedorismo, movimentou aproximadamente 1.300 pessoas no espaço Sassaki Eventos. Promovido por Cassiano Piekarski e Luciano Döll, co-fundadores da empresa Inbix, e em parceria com a organização da agência AFábr1ca, o evento reuniu empresas e startups locais com o objetivo de formar novas conexões dentro do ecossistema empresarial da região.
O Inbixperience teve seu pontapé inicial com a inauguração do novo prédio da sede Inbix, na noite de 26 de setembro. O evento inaugural reuniu grandes nomes do empreendedorismo local e palestrantes confirmados na programação do Inbixperience, estreando com falas dos co-fundadores para o público convidado.
Após o fim da edição que inaugurou o maior evento de inovação dos Campos Gerais, Cassiano Piekarski afirma que já existem planos para a edição seguinte, com data marcada para os dias 18 e 19 de setembro de 2024. “Antes do Inbixperience acontecer, era tudo apenas uma ideia. Agora, temos uma boa referência de como fazer um bom evento, porque deu certo e recebemos ótimos feedbacks”.
DIAS DE INOVAÇÃO – Com uma programação de exposições, rodadas de negócios e palestras, o primeiro dia de Inbixperience no Sassaki Eventos teve duração das 7h às 17h. O evento abordou temas como a inteligência artificial (IA), e-commerce, logística e educação para o futuro. Na programação de palestras foi possível assistir os nomes da inovação nacional no palco Vila Velha, em meio à exposição de grandes empresas locais, e no palco Buraco do Padre, onde as startups dominaram o espaço com suas novas propostas de inovação. Fabricio Bittencourt, speaker da palestra “Como a inovação pode inspirar sua jornada profissional”, está empolgado com a dimensão do evento em Ponta Grossa. “A gente costuma viajar longe para encontrar um espaço como esse. Hoje eu pude sair do trabalho, e em dez minutos cheguei em um ambiente que todo mundo compartilha do mesmo ideal”.
No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de iniciar a quinta-feira, 28, com um show de mágica interativa, apresentado por Eduardo Braz. Fabricio é pai e se vê responsável por fomentar o interesse de seus filhos em tecnologia. “Toda a minha família está acompanhando o evento. Vimos performance de Mágica com Tecnologia, e mostramos para nossos filhos que estamos integrados com a inovação tecnológica, fazendo com que a gente se conecte ainda mais como família”, afirma.
O último dia de evento teve temas focados em direitos empresariais, transporte e comércio local, acompanhado por nomes como o de Marcelo Rangel, Ricieri Calixto, Antonella Satyro e os próprios co-fundadores Inbix, que tiveram sua conversa mediada pela jornalista Nadja Marques.
Jady Caroline Garcia, profissional em recrutamento e seleção de talentos da Federação de Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), destaca a diversidade do público. “Tem muitos jovens que passaram por aqui, interessados em estágio na área da tecnologia. Outros ficam curiosos quando veem os equipamentos dos stands, ou que querem fazer cursos”. A experiência única de viver uma imersão no mundo da inovação foi novidade para diversos participantes, como no caso de Leonardo Silva, que veio com a empresa Dunexa. “Vi muita tecnologia nas startups e nas empresas que trouxeram seus stands na exposição. Aqui foi possível ver que podemos suprir necessidades de algumas empresas, assim como existem outras que podem nos ajudar a melhorar em alguma área, também”, afirma.
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO – Priorizando o conforto dos visitantes, o Inbixperience trouxe tecnologias de fácil acesso ao evento com reconhecimento facial, espaço de descanso e carregamento de celulares, estacionamento e praça de alimentação por adesão de cada visitante. Por trás da organização do evento, a agência AFábr1ca levou uma estética futurista para o mapa do local. Robôs gigantes e coloridos acompanhados de um pequeno cachorro robótico caminhavam pelo espaço decorado com itens neons, industriais e construídos de maneira criativa e planejada para que o público pudesse conhecer diferentes conceitos visuais de inovação de acordo com a estética de cada empresa.
Bruno Wiltermburg, head de inovação da MM, empresa expositora no evento, destaca a capacidade do Inbixperience em formar conexões locais. “Está sendo muito bom fazer networking aqui! O diferencial do Inbixperience é que a organização por trás do evento trouxe a possibilidade de encontrar pessoas próximas da gente e que buscam inovação”. Bruno descreve a importância de investir em um stand atrativo em meio à feira de inovação.
O evento finalizou sua primeira edição com a premiação para a melhor startup, que elegeu a Muush como vencedora ao trazer uma proposta de empreendedorismo social e favorável ao meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, já existe data marcada para a próxima edição do Inbixperience, que teve sua estreia marcada por sucesso e altas expectativas para o futuro do empreendedorismo nos Campos Gerais. (Com assessoria)