Divulgação
As homenagens promovem o reconhecimento de ações realizadas por diversos cidadãos de Ponta Grossa.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), realizou na noite de ontem, 24, uma sessão solene de nomeação de ruas, praças e espaços públicos da cidade. O evento contou com a presença da prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt (PSB), do prefeito licenciado Marcelo Rangel (PSDB), e reuniu 48 famílias que receberam placas alusivas aos seus entes queridos homenageados no Município. Também estiveram presentes os vereadores responsáveis pela criação das leis que dão os nomes dos cidadãos a locais de Ponta Grossa.
De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (SMARH), Ricardo Linhares, as homenagens, criadas através de leis municipais, promovem o reconhecimento aos feitos de diversos cidadãos pontagrossenses. “Os vereadores fazem lei homenageando pessoas que fizeram algo pelas suas comunidades e pela sociedade em geral e então, a partir da aprovação dessas leis e da sanção pelo prefeito, nós prestamos a homenagem a eles com a denominação de ruas, praças e logradouros. Isso é muito importante, pois estamos relembrando, resgatando o que esses munícipes fizeram por Ponta Grossa. Por isso, sem dúvida, é uma honra nós promovermos esse evento e concretizar essa homenagem através da Prefeitura e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos”, aponta Linhares.
Durante a cerimônia, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da gestão pública possuir meios para relembrar a história de cidadãos que participaram do crescimento da cidade. “Ponta Grossa, nos seus 195 anos, teve muitas pessoas que contribuíram para construir essa cidade com essa pluralidade étnica e cultural que nós temos hoje. Então, nada mais justo nós homenagearmos pessoas que contribuíram com o Município e deixaram saudades. Seus familiares estão aqui hoje e, com certeza, estão muito orgulhosos das benfeitorias que cada uma dessas pessoas fez para Ponta Grossa e nós, como gestão pública municipal, fazemos questão de relembrar e de homenagear essas pessoas”, declara Elizabeth Schmidt.
Segundo Marcos Czezacki, filho do homenageado Aleixo Czezacki, a cerimônia emocionou ele e a família. “É um sentimento de gratidão. Durante as apresentações, nós começamos a relembrar todos os momentos que passamos junto com meu pai e ficamos extremamente gratos por essa homenagem, principalmente porque o local que recebe seu nome fica em uma região que ele gostava muito, no distrito de Itaiacoca”, conta Marcos.
Para Sandra Mara Berger, a homenagem ao marido Edson Carlos Ferreira Berger, além de um reconhecimento, serve de exemplo para a família. “Achei muito bonito o evento e as apresentações foram ótimas. Acho que ele ficaria muito feliz com essa homenagem. É uma honra deixar um legado desse e isso serve de exemplo para os filhos”, aponta.
Leonel Ferreira Matoso, irmão de Leonildo, conhecido como Tito Matoso, destaca a alegria em ter o legado do irmão eternizado no Município. “É uma emoção muito grande. Isso representa muito para a nossa família e aumenta muito a saudade do Tito, que trabalhou muito pela comunidade. É uma emoção muito grande e ficamos muito agradecidos de ele ser lembrado. Ele era um exemplo de vida para todos nós e ficamos muitos gratos por ele ter sido eternizado como nome de rua. Isso vai ficar para as próximas gerações”, diz Leonel. (Com assessoria)