A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa renovou hoje o convênio do Programa de Educação Empreendedora com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito. Pelo convênio, são levados conhecimentos de empreendedorismo a alunos do ensino fundamental de 23 escolas do município. O convênio foi assinado inicialmente em agosto de 2014. A renovação, feita hoje, é para mais quatro anos.
O programa capacita professores e pedagogos para que possam trabalhar com atividades de empreendedorismo junto aos alunos a partir de material didático cedido pelo Sebrae. A operacionalização é feita pela Secretaria Municipal de Educação, mas o programa também envolve a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e o Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas. Um dos eixos do Comitê, segundo a coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, é a educação empreendedora. Dessa forma, o convênio tem grande importância para a proposta.
Atualmente a educação empreendedora está em 23 escolas municipais que aderiram ao programa. Os ensinamentos de empreendedorismo chegam a aproximadamente 7 mil crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, o objetivo é estimular a consciência empreendedora desde cedo nas crianças.
A partir do programa, as crianças desenvolvem atividades produtivas, que vão da produção de docinhos a artesanato. O que é produzido depois é vendido à comunidade. “É importante para a criança, que passa a ter contato com o meio ambiente, com os fundamentos empreendedores e o valor do dinheiro”, destaca a secretária Esméria. (Com assessoria)