Divulgação
A unidade móvel leva os serviços da Proteção Social Básica aos usuários da assistência social
A partir de hoje os bairros mais distantes e os moradores da zona rural terão duas novas unidades móveis do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os veículos foram entregues ontem, em frente a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
A unidade móvel conta com uma nova equipe, que leva os serviços da Proteção Social Básica aos usuários da assistência social e tem responsabilidade de realizar a busca ativa das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em locais de difícil acesso, distante de unidades do CRAS, ou estão dispersas nos territórios de abrangência. “Os cidadãos de comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos e outros somaram mais de 1300 famílias que já foram referenciadas pela única unidade móvel que tínhamos. Com essas novas aquisições, podemos atender ainda mais pessoas e levar todos os serviços da Assistência Social”, destaca a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Dona Simone Kaminski.
Os serviços que serão disponibilizados são os de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa de Proteção do Acesso ao Mundo do Trabalho. Caberá a equipe da unidade móvel planejar e executar os serviços utilizando ações como: acolhida, acompanhamento familiar, encaminhamento para programa sociais (CADÚNICO, Leite das Crianças, Carteira das Crianças, entre outros) e ainda encaminhamento para outras políticas públicas na área de habitação, previdência social, defensoria pública, justiça, saúde e educação. “Essas unidades móveis possibilitarão a ampliação dos serviços ofertados e serão braços da Assistência Social em todos os lugares, levando isonomia no atendimento aquelas famílias que estão mais distantes ou desconhecem a política da Assistência Social”, ressalta o prefeito, Marcelo Rangel (PPS).
Os veículos foram adquiridos através de recurso federal, no valor de R$ 891.600,00. (Com assessoria)