Divulgação
Funcionários estão recolhendo lixo doméstico e retirando a vegetação. Neste ano, a equipe tem expectativa de recolher aproximadamente 100 quilos de materiais.
Durante esta semana a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizará a limpeza do Parque de Olarias, tanto do lago quanto das redondezas. Nos primeiros dias de recolhimento de material, as equipes observaram que a população está mais consciente e sensível com os cuidados que devem ser tomados para manter o lugar organizado e limpo.
Em junho de 2018 o Departamento de Saneamento Ambiental realizou o mesmo tipo de limpeza e retirou cerca de seis toneladas de lixo doméstico. Neste ano, a equipe tem expectativa de recolher aproximadamente 100 quilos. “Além de podermos utilizar uma equipe menor, nós faremos o trabalho muito mais rápido, conseguindo finalizar esta semana ainda. A comunidade toda está de parabéns, estão entendendo e abraçando a importância do Parque”, destacou o diretor do Departamento, Geraldo Kapp.
Para conscientizar a população sobre o descarte irregular de lixo no local, a SMMA está realizando trabalhos com o Departamento de Educação Ambiental desde 2017. “Nós fizemos diversas ações que envolveram a comunidade, entregamos folder para quase 2.200 famílias, falamos sobre destinação correta de materiais, fomos nas escolas e ainda levamos orientações sobre ligação de esgoto. Estamos conseguindo colher os resultados agora, a limpeza é um ganho para toda a população”, contou o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.
O Parque de Olarias possui um Grupo Gestor, que é composto pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Infraestrutura e Planejamento, Saúde, além de representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Após o término da limpeza, o primeiro lago deve ser enchido novamente.
OBRAS – Estão em andamento as obras de arruamento do Parque, que contemplam a pavimentação completa das vias do entorno do primeiro lago: ruas Ivo Mendes Barreto e Alfredo Hagemeyer. O trecho possui dois quilômetros de extensão.
Também está sendo executado o projeto paisagístico, que prevê a montagem da estrutura do local. Para a prática esportiva serão construídos uma pista de caminhada com 1.500 metros de extensão, ciclovia com 1.620 metros lineares, pista de skate, academia ao ar livre e centro esportivo para instalação de quadras.
Pequenos eventos culturais poderão ser realizados no espaço que contará com um anfiteatro, mirantes, parque infantil, áreas arborizadas e um estacionamento com aproximadamente 300 vagas, além de área administrativa e paisagismo em geral. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões. (Com assessoria)