21 de setembro de 2018

Prefeitura planta corredor ecológico no Parque Ambiental em comemoração ao Dia da Árvore

Divulgação

Previsão é de que as árvores cresçam e formem uma alameda dentro do intervalo de um ano.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou hoje, 21, uma ação comemorativa ao Dia da Árvore, com o plantio de um corredor ecológico no Parque Ambiental.

Foram plantadas 20 árvores da espécie Sibipiruna, portando já de 5 a 8 metros de altura e formando um corredor ecológico. Com o crescimento delas, o Parque Ambiental passará a contar com uma alameda frondosa dentro de aproximadamente um ano. A Sibipiruna pode chegar a 28 metros de altura, com floração amarela durante a temporada de primavera e verão.

“Escolhemos o Dia da Árvore para promover esta ação, porque nosso objetivo é adensar a população de árvores no Parque Ambiental, uma demanda que recebemos da própria população. Através de uma parceria com o Iplan, pelo Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), recebemos estas 20 árvores de grande porte, ótima qualidade e crescimento rápido da LCS Construtora, como compensação ambiental por um empreendimento no Município. Passado um pouco mais de um ano, essas árvores já estarão bem frondosas, floridas, e formarão uma bela alameda no Centro de Ponta Grossa”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

De acordo com Paulo Barros, a Secretaria de Meio Ambiente deve realizar novas ações ao longo dos próximos meses para garantir o aumento da arborização. A previsão é que cerca de mil árvores sejam plantadas na cidade pela SMMA, através das compensações ambientais.

“Há interesse tanto da população quanto do poder público de que a cidade tenha mais árvores, mas isso precisa ser feito de maneira técnica. A nossa política agora é de fazer arborização com espécies já bem desenvolvidas, de grande porte, para evitar principalmente a depredação e garantir que ela realmente vingue. Estamos trabalhando com isso ao longo dos últimos anos e logo a população vai notar que estas árvores crescerão com mais vigor e vão deixar a cidade mais bonita”, afirmou Barros.

CORREDOR ECOLÓGICO – A alameda plantada no Parque Ambiental é composta por espécies Sibipiruna, nativa do Brasil. Seu porte pode chegar a 28 metros de altura e até 6 metros de diâmetro da copa. Essa espécie costuma ser confundida com pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem, e costuma ser usada para arborização das cidades. A floração acontece a partir de agosto e pode seguir até o final do verão. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos