18 de outubro de 2018

Prefeitura libera primeiro licenciamento ambiental online

Divulgação

Desde o início de setembro, solicitações estão sendo feitas via internet através do sistema desenvolvido pelo IAP.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), liberou esta semana a primeira licença ambiental tramitada exclusivamente através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

O primeiro empreendimento da cidade que efetuou todo o processo de licenciamento ambiental online, através do SGA, foi o Leblon Residence. “Depois do período de um ano de adaptação e implantação desse sistema, demos início ao uso em setembro e já percebemos mais agilidade no trâmite do processo. Esta é apenas a primeira licença liberada via SGA, mas já temos outras em análise, num processo muito mais rápido e prático. Com este sistema, o usuário pode fazer todo o procedimento de qualquer computador, anexando os documentos e informações necessárias online. O processo segue para uma análise técnica, com o registro do parecer e a emissão, ou não, da licença. Em breve, a própria licença será expedida no sistema, com assinatura digital”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Para solicitar o licenciamento através do SGA, basta acessar o site da Secretaria de Meio Ambiente e selecionar o link do Sistema de Gestão Ambiental. Aqueles que já requisitaram a solicitação junto ao IAP, terão facilidade em usar o recurso com o usuário já cadastrado.

O sócio proprietário da Labre Construtora e Incorporadora, Sérgio Labre, falou sobre o atendimento recebido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Essa é a primeira solicitação de licenciamento que realizamos em Ponta Grossa de forma online e contamos com um excelente atendimento. Todas nossas dúvidas foram sanadas e recebemos os esclarecimentos necessários para o uso do sistema. Sabemos da importância do licenciamento ambiental para os empreendimentos, para garantir qualidade de vida para toda a população”, comenta Labre.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – É uma solução informatizada que, além de outras facilidades, permite aos usuários a requisição de licenças pela internet e consultas relacionadas ao processo. Entre as atividades disponíveis para requerimento estão o licenciamento ambiental, industrial, comercial e serviços, agropecuário (suinocultura e avicultura), imobiliário, tratamento, armazenamento e disposição final de resíduos sólidos industriais e urbanos.

De acordo com o IAP, além de uma solução informatizada para requisição de licenças ambientais, o SGA também é integrado com uma base de dados georreferenciados que oferece apoio à tomada de decisão na emissão de pareceres e laudos técnicos, assim como proporciona suporte aos módulos de monitoramento e fiscalização. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Arquivo

26 de novembro de 2024

Familiares de Guilherme Becher morto por Neto Fadel irão depor amanhã na Polícia

Criado com uso de IA

26 de novembro de 2024

O vigarista que caiu no conto do vigário

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos