Divulgação
A intenção é realizar parcerias entre as empresas, comércio e Prefeitura de Castro para testar até 10 mil moradores para melhor monitoramento da situação epidemiológica do Município.
A Prefeitura Municipal de Castro apresentou hoje, 08, para representantes de indústrias, empresas, entidades do comércio e Ministério Público, projeto para testagem rápida do Covid-19 em parte dos residentes do Município de Castro.
Conforme informações apresentadas pela secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutchke, o objetivo desse projeto é implantar e promover a testagem no maior número possível de pessoas residentes no Município para identificar a circulação do vírus, tomando assim as medidas cabíveis.
Conforme a secretária, a intenção é realizar parcerias entre as empresas, comércio e Prefeitura de Castro para testar até 10 mil moradores para melhor monitoramento da situação epidemiológica do Município. “Através desse projeto, a Prefeitura pretende testar pessoas em 20% dos imóveis do município, com um teste por residência, abrangendo todos os bairros de Castro. Assim poderemos ter um diagnóstico preciso da atual situação da doença no Município e definir nossas estratégias de ação”, explica.
Além da testagem desse público, a ideia do projeto é testar também todos os servidores municipais e ampliar a ação para a iniciativa privada, com testagem também em funcionários de indústrias e empresas da cidade.
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior (Patriota), destacou a importância do apoio e participação dos segmentos privados da sociedade castrense para a ampliação do monitoramento de possíveis casos. “Com essa testagem, teremos um diagnóstico mais claro da realidade de Castro. Com o apoio das empresas, teremos mais condições ainda de visualizar como está a circulação do Coronavírus por bairro, trabalhando assim, com mais segurança nas ações públicas”, destacou o prefeito.
PROJETO – Esse projeto de testagem para Covid-19 será dividido por fases, que envolvem a elaboração de edital para credenciamento de empresas interessadas em prestar o serviço de testagem, a aplicação dos testes rápidos, a tabulação dos dados pela Secretaria Municipal de Saúde, a apresentação dos relatórios finais com o diagnóstico e, assim, as próximas medidas e estratégias de contenção da doença. “É uma ação importante, principalmente para termos melhores ferramentas de trabalho e podermos traçar a realidade do nosso município, além de apoiar nossas empresas e nosso comércio e em conjunto decidirmos o que é melhor”, ressalta Fadel.
Os representantes do comércio farão análise do projeto para confirmar a adesão. (Com assessoria)