Divulgação
O programa é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos
A Secretaria Municipal de Saúde de Castro lançou hoje, o Programa Saúde na Escola (PSE), que será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Criado pelo Ministério da Saúde, o programa é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos.
As ações de educação e saúde do PSE ocorrerão nas escolas que aderirem ao programa e são divididas em 12 tópicos abrangendo atualização vacinal; saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao aedes aegypti; combate à doenças em eliminação; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos.
As atividades serão realizadas pelos professores e equipes de atenção primária do município.
O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Diogo Nocera, explica que as ações serão desenvolvidas conforme a realidade local de cada escola. “Os gestores vão definir o que é mais importante a ser feito na sua comunidade escolar. Essas ações, além de melhorar a formação das crianças, vão promover a saúde e a qualidade de vida”, destacou.
As escolas José Nery Carneiro de Nápoli (Socavão), Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Reino (Socavão), Santo Lazarini da Silva (Abapan), Estação do Tronco, Centro Municipal Turma do Pererê (Tronco) e Guararema serão as primeiras a receber o programa já no início do mês de outubro.
O programa terá dois anos de duração e todas as ações serão registradas no sistema do Ministério da Saúde. Os municípios recebem repasse de recursos que aumenta gradativamente conforme número de alunos atendidos.
PARCERIA – A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou a parceria com a secretaria de Educação. “Vamos realizar um trabalho que vai levar mais saúde para nossos alunos”, disse.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, disse que políticas públicas sérias resultam em benefício para todos e destacou a participação dos profissionais. “Vamos novamente trabalhar em conjunto. Agradeço as equipes da saúde e aos nossos professores que vão trabalhar para beneficiar nossos alunos e suas famílias”, finalizou. (Com assessoria)