Observatório funcionará como ferramenta para gestão e desenvolvimento do turismo, com monitoramento e análise do fluxo turístico em PG. Lançamento contou com a presença de representantes do trade turístico e da Paraná Turismo
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), realizou na última sexta-feira, 23, o lançamento do Observatório do Turismo de Ponta Grossa, como uma ferramenta para gestão, planejamento e monitoramento do fenômeno turístico de Ponta Grossa. Através do monitoramento e análise de dados, serão obtidos indicadores sobre ocupação hoteleira, arrecadação de impostos do setor, números de embarque e desembarque, perfil do turista, entre outras informações.
“Com o Observatório, será possível obtermos gráficos, números, indicadores econômicos e uma série de dados sobre a área do turismo em Ponta Grossa. Estes números irão beneficiar todo o trade turístico, com possibilidade de traçar melhor as estratégias de ação da nossa rede hoteleira, gastronômica, turística e da própria Prefeitura. Por isso hoje estamos reunidos aqui, poder público, mas também representantes da ACIPG, do Convention Visitors Bureau, Adetur Campos Gerais e outros integrantes do Comtur [Conselho Municipal de Turismo]”, destacou a vice-prefeita e presidente do Fumtur, Elizabeth Schmidt (PSB).
Através da coleta de dados, o Observatório deve identificar os potenciais e as carências do setor turístico, como forma de nortear e auxiliar o poder público, a iniciativa privada e as entidades de classe nas tomadas de decisão referentes ao turismo e eventos. Poderão ser identificados dados como perfil dos hóspedes e turistas, sua origem, motivações de viagem, permanência na cidade, entre outras variáveis.
“Estamos acompanhando Ponta Grossa e a criação desse Observatório, a iniciativa à frente da formação do Fórum G11, a Lei de Incentivo ao Turismo, e diversas outras ações, indicam que o município está saindo na frente, sendo um dos poucos com visão estratégia do setor turístico, criando o plano Ponta Grossa Turística. Outros municípios paranaenses começam agora a se espelhar no exemplo de Ponta Grossa. O Observatório será uma importante ferramenta, porque faltam dados para os gestores planejarem investimentos nessa área”, avaliou o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes.
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL – Além do lançamento do Observatório de Turismo, a Fumtur também realizou o lançamento do Manual de Identidade Visual da Fundação. Pensando em fortalecer as marcas turísticas do Município – Fumtur, Comtur e Ponta Grossa Turística –, o Manual apresenta as indicações de uso das marcas para aplicação em materiais de divulgação de eventos parceiros. “A marca é a nossa cara, se não zelarmos, o que ela representa pode acabar perdendo a credibilidade. Um manual de identidade visual se mostra uma ferramenta importantíssima para fortalecer as ações turísticas parceiras da Fumtur”, parabenizou Gimenes. (Com assessoria)