Divulgação
O lançamento oficial da 30ª Feira Nacional de Ovinos foi realizado ontem, na Prefeitura de Ponta Grossa
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou ontem o lançamento oficial da 30ª Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos). O evento acontece entre os dias 17 e 22 de julho, no Centro Agropecuário de Ponta Grossa, e receberá produtores, representantes das principais associações de raça no Brasil, além de palestrantes internacionais, para tratarem das inovações e desafios do mercado de ovinos.
Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PPS), a realização de um evento de amplitude nacional em Ponta Grossa reforça a característica desenvolvimentista e inovadora do município. “Fazer o lançamento de um evento como a Fenovinos, que valoriza os produtores da cidade e da região, nos enche de orgulho, pois demonstra, mais uma vez, a vontade dos cidadãos em promover o desenvolvimento de todos setores do município que, a partir de hoje, se coloca em posição de destaque para realização de outros eventos desse porte”, aponta.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a realização da Fenovinos em Ponta Grossa contribui para o fortalecimento do setor no Paraná. “Teremos leilões, ranqueamento e julgamentos e, principalmente, palestras que levam ao produtor rural uma condição melhor para que ele possa ter animais de alto nível e que proporcionem uma melhora na produtividade de suas propriedades, declara.
Segundo o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, a 30ª Fenovinos transforma Ponta Grossa como polo de incentivo da produção de ovinos no Paraná e credenciada também para realizar edições estaduais da Fenovinos. “É um marco para região, que queremos que se torne a maior do Brasil. Nós já temos consultas de produtores de Minas Gerais, interessados em vir conferir e comprar os animais que teremos aqui. Estou muito satisfeito com o apoio recebido e tenho certeza que daqui para frente teremos eventos cada vez maiores”, aposta.
DIFERENCIAL – Segundo o gerente de produção animal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Fenovinos tem como diferencial a avaliação e ranqueamento nacional de raças. “Enquanto outras feiras têm ranqueamentos estaduais, nós proporcionamos aos nossos cabanheiros a possibilidade de pontuar em rankings nacionais, de quatro associações. A avaliação nesse nível, marca a qualidade dos produtores, sua profissionalização e contribui na divulgação das raças”, explica.
PRATO EXCLUSIVO – Outro aspecto que consolida a Fenovinos como evento único na região é a elaboração de um prato exclusivo pelo Chef Júnior Durski, proprietário da rede de restaurantes Madero. O “T-Bone de Cordeiro”, será servido na unidade Ponta Grossa durante o período de realização da feira e, conforme a aceitação do público, pode vir a se tornar prato fixo do cardápio na cidade. “Serviremos nosso T-Bone, feito de lombo de cordeiro, com salada e acompanhamento aos nossos clientes e, de acordo com a demanda, ele ganhará espaço junto aos nossos três pratos feitos com carne de cordeiro hoje”, declara Eduardo do Vale Filho, sócio do Madero em Ponta Grossa. (Com assessoria)