6 de julho de 2017

Prefeitura inicia restituições de ITBI para beneficiários do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa inicia hoje a restituição de valores referentes ao recolhimento de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) dos mutuários do Programa Minha Casa Minha Vida, referentes ao período de vigência da lei 10.700/2011, que previa a isenção dos valores para estes contribuintes. Ao total, serão restituídos os valores para cerca de 900 contribuintes.

Em 2015, a lei 10.700/2011 foi declarada inconstitucional e agora o município inicia a restituição dos valores referentes ao período de vigência, para os contribuintes que protocolaram o pedido de restituição. O valor original recolhido no período chega a R$ 1,4 milhão, aproximadamente, mas as restituições serão realizadas em lotes com o valor corrigido. “Neste lote, será pago o valor de R$ 70 mil, já corrigidos, para 29 contribuintes nessa primeira etapa. Para as restituições, a Prefeitura adotou como critério a ordem em que os pedidos de restituição foram protocolados pelos mutuários”, explica o secretário municipal de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski.

A restituição será realizada em lotes mensais de 25 a 30 pessoas, dependendo da disponibilidade financeira da Prefeitura. “A Prefeitura está seguindo o que a lei determina. O Município cobrou nesse período em que havia a isenção para os beneficiários do Minha Casa Minha e agora, dividida em lotes, realizará a devolução desses valores”, afirma Grokoviski.

De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Financeira, é importante que os munícipes que protocolaram o pedido de restituição se certifiquem de que seus dados estão atualizados no cadastro, já que na organização do primeiro lote, a Prefeitura identificou um índice de desatualização cadastral em aproximadamente 50% dos protocolos. “É importante que as informações cadastrais, de contato e bancárias estejam atualizadas para que a restituição ocorra”, lembra o secretário. Para verificar os dados no protocolo e atualizar as informações, basta procurar a equipe da Secretaria de Gestão Financeira, instalada no 1º andar da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos