Divulgação
Escola Municipal Professora Marly Cecília Camargo Chiafitela, no Jardim Estrela do Norte, atenderá até 300 alunos em tempo integral.
A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou hoje, 19, a mais nova unidade escolar da cidade. A novíssima escola municipal, que homenageia em seu nome a professora Marly Cecília Camargo Chiafitela, fica localizada no Jardim Estrela do Norte, no bairro Chapada, saída para as regiões Norte e Oeste do Paraná. A estrutura foi planejada para atender até 300 alunos e a obra recebeu R$ 3,6 milhões em investimentos.
As aulas no local já começaram para 260 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, estudantes oriundos das escolas municipais Maria Antônia de Andrade, no Santa Luzia; e José Pinto Rosas, no Parque Bonsucesso, entre outras, todas nas proximidades. Com a abertura, as crianças podem estudar mais próximo de suas casas e abrem possibilidades de vagas e outras turmas nas outras unidades.
“A escola já está pronta faz algum tempo, mas não queríamos inaugurar apenas paredes vazias. Queríamos a presença dos alunos, da comunidade, com toda essa vida presente, porque a educação é tudo isso”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) ao público, formado principalmente pela comunidade escolar. “É muito importante que a escola viva este momento mágico e especial, para transformar a vida de nossas crianças. Como professora eu sei como é importante este espaço, onde a criança entra sem saber ler e sai descobrindo o mundo”, disse a prefeita.
A secretária de Educação de Ponta Grossa, Simone Pereira Neves, destacou os diversos investimentos que permitirão o aprendizado dos alunos. “Estamos ampliando as condições de trabalho e oferecendo novos horizontes para nossos alunos. Estamos investindo no pedagógico, na infraestrutura e em melhorias em todos os setores da Educação. Tudo isso sem perder o foco na alfabetização na idade certa e no aprendizado”, afirmou a secretária Simone.
Daniele Teles da Silva, mãe do Gabriel, 5º ano, se surpreendeu com a rapidez com que a escola ficou pronta e organizada. “No começo achei que seria tudo muito demorado, que não iria para frente. Mas agora, poder colocar nossos filhos dentro da escola, escutar o barulhinho deles, está sendo maravilhoso”, conta a mãe, que mora em frente à escola. “A escola abraçou nossos filhos, que vieram de uma outra escola, que era um pouco mais distante. Abraçaram como se estivessem aqui já há muito tempo. A diretora, professoras, pedagoga, secretária, são todos muito queridos”, conta Daniele.
Ana Paula Magalhães Carneloss, mãe do Matheus Nere, do 1º ano, elogiou a escola nova. “Ficou uma estrutura maravilhosa, assim como as equipes de direção e funcionários. Um espaço muito bem aproveitado, um patrimônio para a gente poder usufruir, para o bem dos nossos filhos, com tudo novo. E assim a gente espera, que sejam mantidos sempre todos os cuidados com a nossa escola, que fique sempre maravilhosa”, deseja a mãe.
NOVA ESCOLA – A nova unidade escolar tem área ampla e proporciona diversas oportunidades para o aprendizado das crianças, em espaços cobertos ou abertos. Os ambientes incluem quadra de esportes, pátios internos e externos, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, 10 salas de aula e espaços para secretaria, sala dos professores e almoxarifados, contando com equipamentos pedagógicos, esportivos e de cozinha. A escola conta com 24 profissionais e tem capacidade para até 300 alunos. Os investimentos na obra somam R$ 3,6 milhões. (Com assessoria)