Divulgação
Investimentos na educação consolidam a expansão da Educação Infantil e do Ensino em Tempo Integral em Ponta Grossa. O Município soma 81 inaugurações de obras na área da Educação, desde o ano de 2013.
A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou ontem, 05, mais um Centro Municipal de Educação Infantil. Com a entrega do CMEI Gabriel Bacila, reformado e ampliado no Parque Shangrilá, o Município soma 81 inaugurações de obras na área da Educação, desde o ano de 2013. Já são 32 CMEIs novos, reformados ou ampliados entregues à população, além de 49 obras inauguradas em escolas de Ensino Fundamental.
O investimento realizado na unidade foi de R$ 1.058.083,78 – para o atendimento de até 120 alunos do Infantil I ao Infantil V. Atualmente são atendidas 91 crianças, que recebem quatro refeições todos os dias, em tempo integral, pela manhã e tarde, com atividades recreativas, lúdicas, de ensino e descanso.
As obras contemplaram uma área construída nova de 669 m2 e reforma em outros 263m2. A estrutura reúne cinco salas de aula, brinquedoteca, biblioteca, sala de jogos, atelier, banheiros adaptados, quadra coberta, parquinho, fraldário, sala dos professores, sala da diretora e pedagoga, almoxarifado e lavanderia, além de cozinha, sala para recebimento de alimentos, depósito de merenda, entre outros espaços.
A diretora da unidade, Fabiane Cristina Carvalho Rosa, afirma que a equipe sai de casa feliz por “trabalhar num ambiente favorável à aprendizagem dos alunos e que também atende nossas necessidades”. “Em nosso CMEI a criança é protagonista de sua aprendizagem, oferecemos a oportunidade de descobrirem o mundo que os cerca, explorando diferentes ambientes, questionando, opinando sobre seu cotidiano, exercendo sua cidadania”, declarou a diretora.
A secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, destacou as políticas públicas para a Educação Infantil e para o Tempo Integral. “O grande avanço para a cidade, neste momento, é a expansão da Educação Infantil e da escola de tempo integral. Ela dá dignidade à criança, às condições de trabalho dos professores e para as famílias”, destacou. “Houve um tempo em que a Educação Infantil tinha um caráter assistencialista. Hoje, não. É uma política pública para a educação, com projeto pedagógico, de tempo integral”, explicou.
“A criança que aqui estuda se alimenta, estuda, conversa, faz amigos e brinca, muito. Mas para além disso, ela está construindo um projeto de futuro para si. Toda criança que teve um espaço como esse, vai querer o melhor para ela mesma e uma escola tão boa como esta para seus filhos”, destacou a secretária.
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) destacou que a educação é a prioridade da gestão pública em Ponta Grossa. “O que fizemos na Educação, nestes anos, vai ficar marcado para a história. Desde o início, em meio a todas as dificuldades, decidimos focar na educação. Cada escola que inauguramos, já foram 81, são as maiores obras que deixaremos”, contou o prefeito.
PATRONO – Construído em 2004, o CMEI recebeu obras para sua reforma e ampliação. Em seu nome, homenageia o médico, ex-professor da UEPG e membro do Centro Cultural Euclides da Cunha, Dr. Gabriel Bacila (1897-1998). “Estamos comovidos com a homenagem que a cidade e esta escola fazem ao nosso pai”, disse a desembargadora Rosalie Michaela Bacila Batista, filha do homenageado. A homenagem, comenta a filha, corresponde ao ideal que norteou a vida do pai. “Cuidar dos pequenos é semear amorosamente o futuro do nosso país”, disse Rosalie. (Com assessoria)