Arquivo
Certificação reúne municípios que comprovam ter fomento turístico e que fazem do setor uma ferramenta estratégica para a economia da cidade.
Começa hoje a segunda edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais, sediada pela segunda vez em Ponta Grossa. Com o tema “Venha e encante-se”, o evento quer dar visibilidade e destaque para os atrativos turísticos dessa região do estado. E Ponta Grossa vai participar do evento com um stand comandado pela Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), que funcionará como vitrine dos atrativos e rede turística de atendimento do município.
“É com muito orgulho e alegria que nós recepcionamos o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, um evento muito importante não só para Ponta Grossa, mas também para o turismo de toda a região, porque o Salão é uma vitrine de todos os produtos turísticos que nós temos para oferecer para pessoas que querem vir nos visitar. É uma forma de divulgar a nossa rede gastronômica, a estrutura hoteleira que desenvolvamos nos últimos anos e os belos atrativos turísticos”, destacou a prefeita em exercício e presidente da Fumtur, Elizabeth Schmidt (PSB).
Elizabeth ainda destaca a visita de 30 jornalistas na região, com a Press organizada pela Prefeitura. “A Prefeitura está apoiando este evento e se responsabilizou em organizar uma Press Trip, onde nós iremos recepcionar mais de 30 jornalistas especializados na área de turismo, para que cada um deles divulgue a nossa região toda e a nossa cidade lá em suas paragens”, frisa.
O evento deve reunir representantes de diversos segmentos do turismo, como empresas de gastronomia, hotelaria, agências e empreendimentos voltados ao lazer. A região dos Campos Gerais é bastante diversificada no que se refere ao turismo, com cerca de 28 mil quilômetros quadrados, oferecendo mais de 70 atrações turísticas naturais e culturais, como o Parque Estadual de Vila Velha, o Parque Histórico de Carambeí e o Canyon Guartelá.
O objetivo do Salão é que profissionais do setor turístico de todo o Paraná participem e conheçam mais sobre a rede turística da região dos Campos Gerais e seus atrativos. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, no Centro de Convenções do Shopping Palladium e a estimativa é de que 7 mil pessoas passem pelo local nestes quatro dias – 1,3 mil a mais que os 5,7 mil registrados em 2015.
O primeiro dia do Salão será marcado pela solenidade de abertura, com palestra de Adonai Arruda, presidente do Holding Higi Serv, responsável pela BWT Operadora e Serra Verde Express, e também voltado para atividades com alunos. Durante os dias 25 e 27, o evento será aberto ao público.
O evento é promovido por uma comissão composta pelo Sebrae, Rede Gastronômica dos Campos Gerais, Associação de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) e o Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur). (Com assessoria)
Carambeí fará lançamento da edição do Festival de Tortas 2017
O Município de Carambeí também estará presente no 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais. A cidade, que abriga o Parque Histórico de Carambeí, maior museu a céu a aberto do Brasil e um dos principais atrativos turísticos do Paraná e, ainda, se apresenta como uma rota gastronômica através das tradicionais tortas e pela culinária indonésia e holandesa integrará o evento. No sábado, 26, às 17 horas, será realizado o lançamento oficial do Festival de Tortas edição 2017 que acontecerá de 27 a 29 de outubro. “O Festival de Tortas será realizado seguindo a ‘Rota das Tortas’ que contempla a Frederica’s Koffiehuis, Tortas Wolf, Aroma Café, Clube Social e Parque Histórico de Carambeí. Esses locais, com exceção do Clube Social, já são tradicionais pontos de venda de tortas acompanhadas de café, cerveja artesanal e também de pratos da cozinha holandesa e indonésia. Durante o Festival de Tortas todos esses locais estarão com seus tradicionais cardápios além de atrativos como músicas ao vivo e apresentações culturais “, informa secretária de Desenvolvimento de Carambeí, Aline Valer.
“No Clube Social de Carambeí estarão as torteiras que ainda não possui empresa estabelecida, são aquelas que produzem tortas sob encomenda, trabalhando em suas próprias casas”, ressalta a secretária. Ela explica que no total serão 10 torteiras que estarão no mesmo espaço comercializando as tortas que vão da tradicional holandesa, morango com chocolate, banoffe, limão, maça, estrogonofe de nozes entre dezenas de outros sabores e ainda as delicias e exoticidade da cozinha indonésia. Neste mesmo local haverá varias opções de cerveja, chopp artesanal e hambúrgueres artesanais. O Clube Social de Carambeí situado em um amplo espaço com extensos gramados, contará com apresentações culturais, espaço kids e muita comodidade para receber visitantes.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento de Carambeí, o 2º Salão de Turismo é uma vitrine para que a região possa mostrar todo seu potencial e produtos turísticos para esse mercado que cresce, mesmo o país passando por problemas econômicos. Ela destaca que os Campos Gerais tem o empreendedorismo como raiz do seu desenvolvimento e um encanto apoiado na sua história que inicia com o tropeirismo e segue com a chegada de imigrantes europeus que mesclaram a sua cultura, além de se apresentar como uma das regiões mais bonitas do Brasil. “O Salão é a oportunidade para que os municípios com seus atrativos possam ser apresentados as operadoras de turismo, visitantes, jornalistas especializados e principalmente para os próprios moradores, que podem programar seus passeios e roteiros na nossa região que tem tanta beleza, história e uma deliciosa gastronomia”, acredita Aline. (Com assessoria)