4 de julho de 2019

Prefeitura disponibilizará banho quente para moradores de rua

Divulgação

Um motortrailer com banheiros completos, individuais e separados para homens e mulheres, será usado para o banho aquecido às pessoas em situação de rua e estará funcionando a partir de amanhã, 05.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), passará a disponibilizar a partir de amanhã, 05, um motortrailer com banheiros completos, individuais e separados para homens e mulheres, que será usado para o banho aquecido às pessoas em situação de rua. Este projeto foi denominado Banho Solidário.

“Estávamos há um ano trabalhando e estudando a melhor maneira de implantar este projeto na cidade. Sabemos que as pessoas em situação de rua tinham esta necessidade e não medimos esforços para concretizar. Acreditamos que a novidade trará mais conforto para as pessoas que mais necessitam”, destaca a presidente da FASPG e secretária de Políticas Públicas Sociais, a primeira-dama Simone Kaminiski.

O Banho Solidário ficará disponível às sextas-feiras, das 17h às 20h, no Estacionamento do Restaurante Popular. Os usuários terão que realizar um cadastro com a assiste social e logo após receberão a senha para o banho. Além da estrutura para o banho, as pessoas em situação de rua poderão escolher uma roupa limpa, tomar sopa durante o período de inverno e receberão um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear. “Nosso objetivo é proporcionar de forma prática noções de higiene, transmitir respeito e dignidade humana e ainda conseguir diminuir problemas de saúde causados pela falta de higiene”, completa Simone. O investimento para realizar o projeto foi de aproximadamente R$ 87 mil.

Durante a inauguração que acontece nesta semana, também haverá corte de cabelo para todas as pessoas cadastradas no Banho Solidário.
Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social.

O Centro POP, além de atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga, oferece café da manhã, vale almoço (no Restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda pertences e passagens intermunicipais.

O Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas (mendicância, trabalho infantil, moradores de rua, entre outras situações).

O Município também conta com a parceria de outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos