Divulgação
Entre as pautas do encontro foram sugeridas mudanças na legislação vigente referente a passeios (calçadas)
O prefeito Marcelo Rangel e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Douglas Taques, reuniram suas equipes técnicas ontem para debater assuntos referentes ao desenvolvimento viário do município. A relação entre as instituições vem sendo estreitada. No início da semana, representantes do governo participaram da reunião da diretoria da entidade para esclarecer dúvidas e detalhar ações que impactam nos setores municipais.
Entre as pautas do encontro foram sugeridas mudanças na legislação vigente referente a passeios (calçadas). O Executivo adiantou que está estudando um projeto que visa aumentar a fiscalização referente a cobranças de normas dos proprietários dos imóveis – que por lei são os responsáveis por garantir as boas condições dos passeios.
“Estou trocando ideias com prefeitos de outras cidades, como Maringá e Blumenau, que são avançados nessa pauta. Hoje temos um número reduzido de fiscais nas ruas para uma cidade do nosso porte, mas em breve anunciaremos novidades”, contou Rangel.
O Procurador Geral do Município, Marcus Freitas, reiterou que a Prefeitura está desenvolvendo uma forma de aumentar o número de fiscais sem novas contratações. “Para respeitar o limite prudencial e resolver o problema estamos usando da criatividade: queremos aumentar a atuação de uma categoria de servidores que já atuam nas ruas sem que haja prejuízo nas suas funções”, explica Freitas.
Para o diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, a conscientização da população é um dos principais pontos a ser trabalhados nesse sentido. “Conscientizar sobre o que é calçada de fato, passando pelas responsabilidades e destinação de uso, é importante para que se crie uma cultura de preservação”, afirmou Goes.
Outros pontos discutidos foram a estruturação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), a malha viária do Distrito Industrial e questões referentes ao saneamento básico, que teve seu Plano Municipal divulgado nesta semana. (Com assessoria)