Divulgação
Evento aconteceu esta semana com palestras e discussões sobre políticas públicas.
A Prefeitura de Ponta Grossa esteve representada pela Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social no 4º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, promovido pelo Instituto Habita, nesta semana em Foz do Iguaçu. O evento tem como objetivo atualizar e conduzir os agentes públicos às novas práticas do setor habitacional.
De acordo com Tatyana Denise Belo, secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, é importante para o setor público buscar ideias e alternativas para que a habitação se torne realidade junto ao desenvolvimento das cidades. “A programação contou com a imersão em temas importantes que envolvem o setor público de habitação”, disse.
Segundo Tatyana, o primeiro dia de evento contou com a palestra “Habitação e a Sociedade: o impacto da habitação no desenvolvimento econômico, social e urbano”, ministrada Nabil Bonduki. “Já o segundo e terceiro dia contaram com palestras sobre política habitacional, núcleos urbanos informais, cidades inteligentes, sobre a Lei 14.382, entre outros assuntos”, comenta Tatyana.
A secretária avalia que o Congresso abordou várias atualizações na legislação referente à área de habitação, além de reflexões e ideias inovadoras, tendo como alternativa implementar empreendimentos com a perspectiva de cidades inteligentes, o que já está sendo discutido em Ponta Grossa. “Discutimos sobre a importância do investimento público de interesse social, bem como, a necessidade de avaliar parcerias público privada para o alcance de objetivos de gestão territorial e governança local”, finaliza a secretária.
Participaram do evento, além de Tatyana, a diretora administrativa da Secretaria da Família, Jocemara Aparecida dos Santos, bem como, João Horst e Leila Guse Martins profissionais da área de habitação do Município pela Prolar, entidade que terá a função assumida pela Pasta, a partir do próximo ano. (Com assessoria)