Arquivo
Interessados pelo Vale Gás poderão se cadastrar a partir desta segunda, 12, pela internet ou de forma presencial em pontos de troca nos bairros, ou ainda no 4º andar da Prefeitura a partir de quarta, 14. Já o calendário do Feira Verde terá início em 1º de março.
A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou ontem, 08, o calendário do Programa Feira Verde, que terá início no dia 1º de março. A partir desta data as três equipes voltam a percorrer os bairros efetuando a troca de materiais recicláveis por frutas, verduras, ovos, pão e leite. As trocas podem ser feitas também por créditos para o transporte coletivo.
No ano de 2023, o Feira Verde distribuiu 1.319 toneladas de alimentos e recolheu 3.957 toneladas de material reciclável, além de 52.579 pneus inservíveis. Ao todo foram mais de 125 mil atendimentos nos bairros, realizados ao longo do ano, tendo em média 12.531 famílias atendidas por mês.
“Essa troca de material reciclável por alimentos tem sido exemplo para o país, e já inspirou programas em várias outras cidades. É um programa abrangente, vasto, inteligente e eficaz: além de melhorar a qualidade da alimentação de milhares de famílias, fomenta a agricultura familiar, e também atua na preservação da natureza, evitando com que os resíduos poluam nosso meio ambiente. Isso nos enche de orgulho, pois garante melhores condições de desenvolvimento de cada pessoa, especialmente das famílias, que ganham esse reforço nutricional”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
VALE GÁS – Além da divulgação do calendário do Feira Verde, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está dando início ao cadastro para o Programa Vale Gás 2024. O cadastramento começa nesta segunda-feira, 12, e inicialmente deve ser feito exclusivamente pelo site da Prefeitura.
No entanto, quem não tem acesso à internet poderá fazer o cadastramento entre os dias 14 e 29 fevereiro em pontos de troca nos bairros (calendário em anexo) ou na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no 4º andar da Prefeitura.
“Nessas ações nos bairros a equipe do Feira Verde não estará realizando a coleta de materiais recicláveis. Por isso, pedimos para que os munícipes não levem material para troca, pois durante o mês de fevereiro o trabalho será exclusivo para o cadastro do Vale Gás”, explica e enfatiza o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRO DO VALE GÁS
Para realizar o cadastro, os interessados deverão apresentar RG, CPF, Comprovante de residência e o comprovante de renda de até 3 salários mínimos. O munícipe poderá comprovar a sua renda e a dos que moram na mesma residência, através de holerite, benefícios em programa social e desligamento de contrato de serviço em Carteira de Trabalho.
Será aceito apenas um CPF para cada endereço, que será vinculado ao CEP da residência, para garantir que só uma pessoa do seu lar seja cadastrada, e que assim toda a família tenha direito ao Vale Gás adquirido. No caso do munícipe comprovar que mora no mesmo endereço, porém em casa separada, deverá realizar o cadastro no 4ª andar da Prefeitura.
LISTA DE APROVADOS – Após a realização do cadastro, o munícipe deverá aguardar a divulgação da lista dos aprovados que será publicada no site da Prefeitura. Os selecionados terão direito a duas cargas de gás durante o ano. E, assim que realizarem a troca do material reciclável pelo Vale Gás, o munícipe terá 36 horas para fazer a solicitação da primeira carga de gás na empresa contratada.
A segunda recarga poderá ser solicitada 45 dias da data da primeira. Cada quilo de material reciclável vale um ponto. Quando o munícipe completar 20 pontos, ele poderá solicitar a primeira carga de gás. A pontuação não é cumulativa e os pontos do ano passado serão zerados, iniciando uma nova pontuação.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o Programa Feira Verde vem sendo aprimorado a cada ano, conquistando adesão cada vez maior por parte das famílias. “Todo o material recolhido beneficia as associações de reciclagem, gerando emprego e renda”, destacou.
Bruno ressalta que as trocas continuam na proporção de 3 kg de recicláveis para 1 kg de alimento e a cada um um pneu o munícipe terá acesso a um vale transporte. (Com assessoria)