Divulgação

Empresa investirá R$ 4 bilhões na unidade e gerará mais de mil empregos em Ponta Grossa.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), recebeu hoje, 17, representantes da XBRI Pneus, uma marca brasileira do grupo chinês Sunset Tires, para assinar o protocolo de intenções referente à construção de uma fábrica de pneus na cidade. A planta será a primeira da marca no Brasil e terá capacidade para produzir anualmente até 14,5 milhões de pneus para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e veículos de mineração.
“Essa será a primeira planta da empresa no Brasil, e Ponta Grossa foi escolhida para sediar esse grande projeto. Isso mostra a força da nossa cidade, o potencial da nossa economia e, principalmente, o compromisso que temos com o desenvolvimento e a geração de oportunidades para a nossa gente”, comemora Elizabeth Schmidt.
DETALHES DO PROJETO – A obra representará um investimento de R$ 4 bilhões e contará com mais de 480 mil metros quadrados de área fabril, em um terreno localizado ao lado da Cristalpet, próximo às margens da BR-376, no Cará-Cará. O projeto de construção e operação da fábrica será dividido em duas fases e empregará 1.200 pessoas. A expectativa é que, após a liberação das licenças ambientais e demais autorizações burocráticas, a obra seja iniciada ainda neste ano.
De acordo com Nabil Chamseddine, CEO da Sunset Tires, a fábrica atenderá à demanda do mercado brasileiro da indústria automotiva. A unidade também exportará produtos para os Estados Unidos e Europa e contará com um centro de pesquisas e desenvolvimento. “A escolha de Ponta Grossa é estratégica para nós. A cidade tem uma logística ideal para o transporte de materiais e mão de obra qualificada”, ressalta Chamseddine.
A secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, destaca a importância da assinatura do protocolo de intenções com a XBRI. “Estamos trabalhando para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade, fomentar a geração de empregos e reduzir a burocracia para a instalação de novas empresas. Essa assinatura de hoje só demonstra o quanto nossa cidade está preparada para receber indústrias, comércios e demais empreendimentos que desejam investir aqui”, conclui a secretária. (Com informações da Assessoria)