Arquivo
As ações também contemplam a vacinação dos profissionais da saúde e cuidadores de idosos, com idade entre 18 e 52 anos.
Ponta Grossa está realizando a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em diversos públicos. Hoje, um dos grupos imunizados, são os profissionais de educação do ensino básico, fundamental e médio/técnico. A aplicação da primeira dose iniciou no final de maio e já contempla 47% do público total. Cerca de 4.935 pessoas devem ser imunizadas, até o momento 2.320 já receberam a primeira dose.
As ações para aplicação das doses estão sendo aplicadas em três locais distintos, sendo eles, a Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada em Uvaranas, na Estação Arte – Centro e no Drive Thru – Centro de Eventos.
“Estamos realizando a vacinação do público pela idade. Com a chegada de novas doses conseguimos reduzir a faixa etária e atingir um número maior de pessoas imunizadas. Hoje, já chegamos a quase metade do público de educação imunizada. Acreditamos que nas próximas semanas conseguiremos vacinar todos do ensino infantil, fundamental e médio”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr Rodrigo Manjabosco.
A FMS acredita que até o final desta semana a vacinação dos trabalhadores da educação chegará a 75% do público imunizado. “Estamos otimistas para finalizar a aplicação das doses, acreditamos que, se o cronograma e o recebimento das remessas forem mantidos, até a próxima semana estaremos completando o quadro vacinal de primeira dose deste público. Nossas equipes da Saúde estão comprometidas nas ações, organizando de maneira ágil o cadastro e as aplicações das doses”, avalia a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, considera que o andamento da vacinação entre os profissionais da área é mais uma etapa que vem sendo cumprida no retorno às aulas presenciais. “Com a vacinação em pleno andamento, aliada a todos os cuidados que estão sendo tomados pelos profissionais das escolas, uso correto dos EPIs, cumprimento de todo o protocolo de biossegurança e número reduzido de alunos em sala, estamos cumprindo o nosso compromisso com a comunidade, de um retorno gradativo e o mais seguro possível às aulas presenciais, conforme já está ocorrendo no município”, diz Simone. “A vacinação é mais uma etapa deste retorno, que é feito com grande cautela e busca levar tranquilidade aos profissionais e atender aos nossos alunos com o ensino de qualidade que é oferecido pelos nossos CMEIs e Escolas”, finaliza a secretária. (Com assessoria)