Divulgação
O encontro aconteceu na manhã de hoje, 22. Entre as novas obrigações dos servidores estão o registro em ata de todas as reuniões e transparência diária da agenda de cada secretário.
Transparência pública, gestão eficiente e adequação dos recursos públicos são os princípios do programa de Compliance da Prefeitura de Ponta Grossa. A ação, que está em vigor desde o dia 14 deste mês, foi apresentada oficialmente aos secretários municipais durante a reunião na manhã de hoje, 22.
Como exemplo das medidas que serão adotadas pelo governo municipal, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) citou a gravação das reuniões realizadas no gabinete – ação prevista no programa de Compliance e que já é comum nos encontros. “Essas atitudes já são realizadas pelo Município, e com a implantação do programa, o objetivo é ampliar o procedimento e se estender a todos os órgãos e setores, contribuindo assim para a maior transparência municipal”, afirmou Rangel.
A representante da comissão de implantação do programa, a assistente de administração da Controladoria Geral do Município (CGM) Denize Hamilka, explicou que as medidas serão executadas em três etapas: criação das Unidades de Gestão e Compliance, identificação dos riscos – ambas já em andamento, e formalização de rotinas para redução dos riscos e melhorias do funcionalismo público. “Somos um órgão público. Temos que nos manter o tempo todo transparentes”, lembrou Denise.
Durante a reunião foram apresentados os 21 pontos principais de conduta a serem estabelecidos na gestão. Dentre as obrigações estão o registro em ata de todas as reuniões, a atualização dos portais institucionais de cada secretaria e a transparência diária da agenda de cada secretário municipal.
Dando continuidade à implantação do programa, a Comissão de Implantação do Compliance iniciará na próxima segunda-feira, 25, reuniões de acompanhamento nas 23 secretarias municipais. Na sequência, os diretores administrativos passarão por treinamentos. (Com assessoria)