14 de agosto de 2023

Prefeitura de PG alerta para o prazo de entrega do ITR 2023

Arquivo

O período de entrega da declaração vai de 16 de agosto a 30 de setembro. O ITR é um tributo federal que incide sobre as propriedades rurais.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, faz um alerta aos produtores rurais a respeito do prazo de entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2023. O período de entrega da declaração inicia na próxima quarta-feira, 16, e vai até o dia 30 de setembro. O ITR é um tributo federal que incide sobre as propriedades rurais.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, é importante que o proprietário de área rural faça a declaração de forma correta e dentro do prazo, pois o não cumprimento dessa obrigação pode gerar multas, juros e até mesmo a perda do imóvel. “A declaração do ITR é um documento que comprova a regularidade da situação cadastral e fiscal da propriedade rural, sendo exigida para diversos fins, como financiamentos, transferências, desmembramentos, entre outros”, explicou o secretário.

Embora seja um tributo federal, os recursos do ITR são destinados diretamente aos municípios que possuem convênio com a Receita Federal, como é o caso de Ponta Grossa, onde 100 % do que é arrecadação com o ITR é transferido para o Município, que fica responsável pela fiscalização e orientações aos proprietários.

A cidade de Ponta Grossa conta com um auditor fiscal com dedicação exclusiva ao ITR, bem como uma consultoria contratada que auxilia nas orientações aos proprietários e na fiscalização das Declarações de ITR que caírem na malha fina da Receita Federal. “Essa equipe realiza reuniões e cursos periódicos junto ao Sindicato e a Sociedade Rural do Município visando orientar o preenchimento correto da Declaração do ITR, para evitar que os nossos proprietários rurais venham cair na malha fina” destacou Cláudio Grokoviski.

Os principais motivos que levam o produtor rural a cair na malha fina são as declarações com valores de terra nua, declarados abaixo da tabela utilizada pela Receita e também declarações de áreas de reserva legal e preservação sem o amparo de documentação legal exigida. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos