Arquivo
A prefeita Elizabeth Schmidt agradeceu o apoio do deputado federal Aliel Machado, segundo ela, cujo trabalho foi essencial para garantirmos a contratação de 19 médicos através do Programa Mais Médicos do Governo Federal.
A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando credenciamento para contratação de médicos, pessoa física ou jurídica, para prestação de serviço especializado de médico clínico geral em unidades de saúde da área urbana e rural.
Para realizar o credenciamento os profissionais devem acessar http://palmeira.pr.gov.br/servico-medico-clinico-geral/, conferir o edital, preencher a documentação necessária e entregar o envelope contendo a proposta de adesão ao credenciamento e a documentação de habilitação à Comissão Permanente de Licitação, na Rua Luiza Trombini Malucelli, 134, Centro Cívico, Palmeira, dentro do prazo de vigência do credenciamento.
Através deste credenciamento, a Prefeitura de Palmeira busca a contratação de 12 médicos, os quais deverão prestar até 17 consultas por dia, resultando em 48.960 consultas anuais. Os atendimentos serão realizados na ESF Central, Centro de Especialidades Médicas, ESF Vila Rosa, ESF Santa Rosa, ESF Rocio I, ESF Rocio II, ESF Colônia Francesa, ESF Jardim Christine, ESF Witmarsum, ESF Vilinha, UBS Quero-Quero, ESF Faxinal, ESF Vieiras, ESF Colônia Maciel, ESF Queimadas, ESF Guarauninha, UBS Santa Bárbara, ESF Pinheiral de Baixo, UBS Poço Grande, UBS Boqueirão, UBS Rincão e ESF Amim Bacila.
CREDENCIAMENTO – O Município de Palmeira já adotou outras alternativas para realizar a contratação de médicos, porém sem efetividade, entre as quais estão a realização de dois Processos Seletivos Simplificados – PSS, onde foram registrados 64 candidatos. Eles foram chamados para ocupar o cargo, mas 59 desistiram prontamente e cinco foram efetivados, porém, destes, dois profissionais solicitaram exoneração logo em seguida, deixando muitas Estratégias da Família sem atendimento médico.
O Município também trabalha na realização de concurso público, porém é um processo moroso e que depende de outras instâncias, as quais não terão resolutividade em tempo hábil, para garantir o atendimento médico à população.
Portanto, a adoção da modalidade de Credenciamento foi necessária para suprir a demanda das unidades de saúde, contornando a falta de profissionais médicos, a qual tem deixado inúmeros pacientes desassistidos, sobrecarregando outros profissionais e aumentando a demanda para o Pronto Atendimento.
O Município de Palmeira destaca que a realização do Credenciamento tem caráter temporário, visando exclusivamente o bem comum à população, prezando pela continuidade da prestação do serviço. (Com assessoria)