Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação está levando a modalidade de judô para 1644 alunos com idade de 4 e 5 anos dos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Castro.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação Física Escolar, está levando a modalidade de judô para 1644 alunos com idade de 4 e 5 anos dos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Castro.
Executado pela Associação Leões do Tatame, o projeto vai ao encontro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que tem previsão de educação em campos de experiência para a educação infantil, englobando a expansão do campo ‘corpo, gestos e movimentos’ com o objetivo de ampliar a percepção sensorial e melhorar o repertório motor das crianças. “O judô cabe perfeitamente na proposta da base curricular. E, também, a regularidade da prática de exercícios físicos é capaz de minimizar os efeitos do sobrepeso e de sintomas de ansiedade, que ocorreram durante a pandemia”, explica uma das coordenadoras da Educação Física Escolar, Neide Aparecida da Silva.
O coordenador do projeto, Carlos Silva, da Associação Leões do Tatame, destacou que o judô fortalece a disciplina, o respeito e auxilia na coordenação motora. “O judô é o esporte mais recomendado para crianças, segundo a Unesco, porque trabalha a bilateralidade, autoconfiança e o auto controle, contribuindo para o melhor rendimento da criança na escola”, destaca.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressaltou que o projeto proporciona oportunidade de interação entre as crianças. “Melhora a socialização, o respeito entre colegas e é uma ótima opção para as crianças que passam o dia todo na escola”, disse.
O prefeito Alvaro Telles disse que incentivar o esporte e proporcionar aulas de judô aos alunos dos Cmeis vai contribuir para a formação integral das crianças, valorizando ainda as aulas de educação física”, avaliou.
Esse é mais uma iniciativa que envolve as crianças com o objetivo de que por meio da atividade física, possam se desenvolver integralmente”, avaliou.
O projeto conta com cinco professores e as aulas são ministradas duas vezes na semana em cada CMEI. A Prefeitura já abriu licitação para a compra dos quimonos para os alunos. (Com assessoria)