Divulgação
O novo abrigo para cães de rua do Município foi construído na Colônia Santa Clara, com investimentos municipais de R$ 279 mil.
A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, entregou ontem, 24, o Canil Municipal. O novo abrigo para cães de rua do Município foi construído na Colônia Santa Clara, com investimentos municipais de R$ 279 mil.
O espaço, com cerca de 180 metros quadrados, conta com seis baias coletivas, solário, câmara antifuga e de apoio, depósito de ração, pátio, sala administrativa, vestiários, recepção, consultório, copa e abrigo de resíduos.
De acordo como médico veterinário Paulo Gerytch, o canil vai prestar atendimento de baixa e média complexidade. Os cães serão encaminhados somente por meio do grupo de protetoras de animais cadastradas na Prefeitura, após agendamento. O tempo de permanência no canil é em torno de 20 dias, ficando de 7 a 10 em quarentena e se não apresentarem doença, serão castrados e ficarão na recuperação pós-cirúrgica.
Os animais doentes, machucados ou com distúrbios de comportamento podem levar um tempo maior que os 20 dias para o tratamento ou recuperação.
O secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Paulo Roberto Nocera, destacou a importância do canil e o trabalho das protetoras. “É um dos mais modernos canis do Paraná com toda a estrutura para atender os cães de rua. Agradecemos o relevante trabalho das protetoras em prol dos animais”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Miguel Zadhi Neto, parabenizou a todos que fizeram a obra. “São poucas cidades que têm o privilégio de ter um canil como esse, uma obra maravilhosa, e ainda conta com as protetoras que fazem um excelente trabalho”, disse.
O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o canil é uma reivindicação antiga da população. “Temos muito orgulho inaugurar mais uma grande obra. Investimos para tornar esse centro de zoonoses o melhor do Paraná. Poucos municípios dão carinho aos animais como nós. Priorizamos a saúde e cuidamos dos animais em parceria com as protetoras que serão o elo com o município e confio que vão dar o seu melhor”, finalizou. (Com assessoria)