Divulgação
O prefeito Marcelo Rangel, ao lado do deputado federal e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve em Curitiba para tratar da inclusão do PAPI e IFR no aeródromo de Ponta Grossa.
Na tarde de hoje, 09, o prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Marcelo Rangel (PSDB), cumpriu agenda em Curitiba. Algumas das suas atividades foi protocolar a documentação para liberação da instalação do PAPI (do inglês, Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação), equipamento de auxílio visual que fornece informações de orientação para proporcionar mais segurança aos pousos no Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (PGZ), mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana.
“O PAPI consiste em luzes que ajudam o piloto a pousar. Conforme ele [o piloto] vai se aproximando as luzes vão acendendo para que seja possível enquadrar a aeronave de forma correta”, explica o superintendente do Aeroporto, Victor Hugo de Oliveira. A ferramenta foi adquirida sem custos ao Município, já que a sua compra foi uma contrapartida da cessão de um espaço à Agrocete Indústria de Fertilizantes.
Em reunião com o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, Rangel tratou os ajustes para instalação do IFR – Regras de Voo por Instrumentos (do inglês Instrument Flight Rules), que será protocolado na próxima segunda-feira, 14.
EXPANSÃO DE VOOS – Segundo o prefeito, a Azul Linhas Aéreas, que hoje disponibiliza voos quatro vezes por semana para Campinas/SP, já informou que irá expandir sua operação. “Com a garantia da IFR e o sistema de instrumentos em operação poderemos ter, a partir de março, dois voos diários rumo a Campinas – um de manhã, por volta das 9 horas, e outro de noite, próximo às 19 horas. Também estamos desenvolvendo um plano de estudo para viabilizar linhas para outros destinos”, contou Rangel. (Com assessoria)