Arquivo
Unidades serão construídas para atender os moradores da Vila Romana e dos conjuntos Roma e Atenas, com 240 vagas.
A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou hoje, 02, que irá construir mais dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para atendimento de crianças até 05 anos. As unidades atenderão as comunidades da Vila Romana e dos conjuntos Roma, Atenas e região, com 240 vagas. Os investimentos somam R$ 5 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A liberação é fruto de convênio pactuado pelo Município junto ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a partir de 2013. Desde então, a Prefeitura de Ponta Grossa já construiu 19 CMEIs novos, sendo 12 deles com recursos do FNDE – todos já em funcionamento. Isso fez com que a Educação Infantil desse um salto, passando de 6.046 em 2012 para 10.781 vagas neste ano – aumento de 59,5%. Atualmente também estão em andamento as obras de CMEIs no Jardim Costa Rica e Vila DER. Com o novo anúncio, entra em andamento o processo licitatório para seleção das empresas que serão responsáveis pelas novas obras.
“Não somente com tijolos se faz a educação. Conseguimos inaugurar 76 novas obras em escolas e vamos ultrapassar 80, mas tudo se deve ao projeto pedagógico implementado pela Secretaria Municipal de Educação, valorizando os professores acima de tudo. Eles, que abraçaram a causa do tempo integral. Estamos anunciando mais investimentos porque acreditamos que não existe obra mais importante do que a Educação. Ela transforma o país, a sociedade”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
Prefeitura inaugura escola no Rio Verde
Também hoje, 02, a Prefeitura inaugurou a ampliação de mais uma escola, desta vez no Núcleo Rio Verde. Trata-se da inauguração número 76 para obras em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil novos ou ampliados, desde o ano de 2013. A ampliação da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato recebeu investimentos de R$ 1.257.893,67 para melhoria de sua infraestrutura e adequação ao sistema de educação em tempo integral.
“Uma criança que estuda nesta modalidade, possui seis horas diárias de currículo escolar, aumentando muito suas oportunidades de sucesso escolar e profissional. As crianças só terão chance de mudar a nossa sociedade se elas tiverem estas oportunidades”, afirma a secretária de Educação, professora Esméria Saveli. Conforme meta do Conselho Municipal de Educação, a previsão é garantir uma rede 100% integral até 2025. Atualmente, entre os 145 CMEIs e Escolas, 131 já oferecem o tempo integral.
INFRAESTRUTURA – A reforma da Escola Alda Rebonato contempla 983 m2 e ampliação de 551 m2. A escola recebeu refeitório, despensa, louceiro, espaço de pré-lavagem, área de serviço, banheiros, espaço administrativo e novas salas de aula. (Com assessoria)