Arquivo
Entrega dos carnês impressos terão início na próxima semana.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, vai alterar as datas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A partir do próximo ano, o vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto ficará para o mês de março. Os boletos começarão a ser entregues a partir de fevereiro.
“Analisamos e concluímos que o mês de janeiro é um período muito pesado para o contribuinte, com o acúmulo de diversos tributos e despesas de final e início de ano”, explica o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
Para o próximo ano, o reajuste será apenas de 4,18% referente a inflação acumulada do período. Serão emitidos mais de 153 mil boletos, com lançamento de aproximadamente R$ 126 milhões, considerando IPTU, taxa de coleta de lixo e Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
“Identificamos um crescimento no lançamento de aproximadamente 5 mil boletos e R$ 11 milhões para o próximo ano, que tem relação direta com os registros de ITBI realizados nas últimas semanas”, disse Grokoviski.
Para os contribuintes que estão adimplentes com a Prefeitura e têm interesse de realizar o pagamento à vista, haverá desconto de 15% no valor total, com vencimento para 11 de março. Para os pagamentos parcelados, serão dez parcelas, com vencimentos no dia 20 de cada mês, com a primeira parcela também para o mês de março.
A partir do dia 20 de dezembro já será possível acessar ao IPTU 2019 pela plataforma Tributos Web. (Com assessoria)