Divulgação
Dos quatro principais pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, a tendência é que um deles desista.
A pré-candidatura da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) à Prefeitura de Ponta Grossa, segunda colocada nas eleições de 2020, anunciada nos últimos dias, movimentou o cenário político local e os demais pré-candidatos.
Mabel, que chegou a anunciar que não seria candidata e cumpriria o seu mandato na Assembleia Legislativa, lançou a sua pré-candidatura ao lado dos deputados federais Beto Richa (PSDB) e Ricardo Barros (PP), secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, e da sua pré-candidata a vice-prefeita, a ruralista Sandra Queiróz.
Os demais principais pré-candidatos a prefeito se movimentaram para não ficar atrás da família Canto. A prefeita Elizabeth Schmidt (União) corre mais do que nunca na tentativa de superar o rompimento com o grupo dos irmãos Sandro Alex, deputado federal e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, e Marcelo Rangel, deputado estadual e pré-candidato a prefeito. Ela mantém intensa agenda de inaugurações e visitas aos bairros da cidade.
Marcelo Rangel grava vídeos em obras da sua gestão e da prefeita que foram executadas com recursos do Governo do Estado para contrapor as críticas de Elizabeth que não fez nada por Ponta Grossa nos últimos quatro anos. Ele também realiza agendas no comércio, com jovens e nos bairros.
O deputado federal Aliel Machado (PV), que promete resolver os problemas da saúde com a construção de uma nova torre do Hospital Universitário Regional da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que ficará pronta somente em 2028, lança a sua pré-candidatura nesta sexta-feira, 12, na Vila Hilgemberg, onde reside. Aliel tem cobrado a traição de aliados políticos que acompanham as agendas do governo municipal, que rebatem com críticas à falta de agendas e ações do deputado em Ponta Grossa.
Dos quatro principais pré-candidatos à Prefeitura, a tendência é que um deles desista.
Mabel torce pela desistência de Aliel para receber o apoio do PT.
Rangel não contava com a entrada de Mabel e tentou sem sucesso inviabilizar a pré-candidatura a reeleição da sua ex-aliada Elizabeth Schmidt. Ele esperava um confronto com Aliel no segundo turno.
A prefeita resiste e tenta reverter a rejeição.
Aliel sofre com a entrada de Mabel no pleito.
Até o final do prazo das convenções partidárias em 05 de agosto, a definição será dos nomes a vice e as movimentações continuam intensas, com mudanças no cenário a qualquer momento.