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União da Vitória será a primeira cidade da região a contar com 100% das vias iluminadas por LED. Com a PPP, a economia para o Município será na ordem de R$ 13 milhões.
A Prefeitura de União da Vitória é uma das primeiras do Paraná a adotar um sistema de Parceria Público-Privada na área de iluminação pública. “É uma verdadeira revolução urbana. A cidade será a primeira da região a contar com 100% das vias iluminadas por LED, com maior qualidade, uniformidade e eficiência energética, utilizando-se de tecnologia de ponta”, disse o prefeito Santin Roveda (PL).
“Hoje, a cidade tem 40% de zonas com iluminação precária, o que não ajuda na segurança pública. Hoje o consumo chega a 500 MWh por mês e espera-se que não ultrapasse 280 MWh com a modernização”, completa Santin Roveda.
Essa mesmo sistema, poderá ser utilizado por uma variedade de serviços públicos digitais, como internet gratuita em praças, controle de frota de ônibus e ambulância, semáforos inteligentes. “É uma infinidade de outras possibilidades inserindo união da vitória no seleto grupo das cidades inteligentes”.
ECONOMIA – Caso implantasse o sistema apenas com recursos públicos, a Prefeitura teria que desembolsar R$ 16 milhões, a obra levaria 10 anos para ser executada, e o Município teria ainda arcar de com custos de manutenção, projetos e o consumo de energia elétrica.
A partir da PPP, todos os custos ficarão a cargo do parceiro privado, que será remunerado a partir de um contrato de longo prazo, mas deverá entregar o parque todo modernizado em, no máximo, 24 meses. A economia para o Município será na ordem de R$ 13 milhões. “A PPP é mais uma oportunidade de melhorar o serviço oferecido aos cidadãos, uma questão de respeito com os cofres públicos, marca da atual administração”, diz Santin Roveda.
PIONEIRA – O Paraná tem a lei mais moderna do País na área de concessões e de parcerias com o setor privado e União da Vitória está entre as primeiras cidades na formalização das PPP’s. O Estado vai desenvolver as parcerias nas áreas de segurança (construção penitenciárias), infraestrutura (ferrovia e portos), saúde (hospitais) e concessões (parques, rodovias e aeroportos).
Em setembro, foi assinada a ordem de serviço para os estudos das Concessões de Rodovias Paranaenses. Ao todo, deverão ser licitados pelo governo federal 4,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais até 2021.
O programa incorpora as rodovias que formam os 2,5 mil quilômetros do Anel de Integração e mais três estradas estaduais: PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste) e PR-280 (Sudoeste). O futuro leilão deve abranger os trechos paranaenses das BR’s 163, 153 e 476. (Com Paraná Info)