Arquivo
O apoio do Partido Progressistas vem sendo disputado pela deputada estadual Mabel Canto, pelo deputado federal Aliel Machado e pela prefeita Elizabeth Schmidt, pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro.
O apoio do Partido Progressistas (PP) vem sendo disputado pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB), pelo deputado federal Aliel Machado (PV) e pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro. O partido está sem comissão provisória desde novembro do ano passado, quando foi presidido pela assessora do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, Keyla Avila.
Mabel Canto busca uma carta do PSDB para deixar o partido sem incorrer na infidelidade partidária. Junto com ela, o seu pai, o ex-prefeito Jocelito Canto, também ingressaria no partido. Mabel liderava as pesquisas de intenção de voto no ano passado. Para se filiar ao PP, os Cantos vão depender da benevolência do deputado federal Beto Richa, presidente do PSDB no Paraná.
Caso o partido não venha parar nas mãos dos Cantos, quem também busca o apoio do PP para a sua coligação é Aliel Machado. Aliel é próximo da família Barros, apoiou e integrou o governo Cida Borghetti.
A prefeita Elizabeth Schmidt busca defender o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD) à sua eventual reeleição para que o partido venha fazer parte da sua base de apoio. Junto com Ricardo Barros, os irmãos Sandro Alex e Marcelo Rangel fazem parte do secretariado estadual: Infraestrutura e Logística e Inovação, Modernização e Transformação Digital.
REPUBLICANOS – Outro partido que vem sendo disputado é o Republicanos. Aliel e Elizabeth brigam pelo apoio da agremiação.