Divulgação
Planejamento da saúde municipal, Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana são participativos.
A Prefeitura Municipal está disponibilizando canais de comunicação com a população para receber propostas, sugestões e opiniões sobre a gestão de Ponta Grossa. A comunidade pode participar do desenvolvimento dos Planos Diretor (PD), de Mobilidade Urbana (PlanMob) e do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município. O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e em novembro voltarão a ser realizados encontros presenciais.
Está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) um formulário online onde os munícipes poderão contribuir com propostas e ideias para a cidade. “Podem ser apontadas sugestões relacionadas a ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas.
Já especificamente na área da saúde estão sendo promovidas as pré-conferências municipais, que antecedem a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Tendo como tema central ‘Democracia e Saúde: luta e resistência em defesa do SUS’, os encontros são abertos à comunidade e visam concentrar propostas e apontamentos para a melhoria do serviço público.
A promoção é do Conselho Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme explica o membro da comissão organizadora do evento, Diego Osmar Rodrigues, os eixos serão o fortalecimento da atenção primária em saúde, a saúde como direito, a consolidação do SUS e financiamento. No geral, o objetivo é avaliar a situação atual do Município e elaborar propostas, que farão parte da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde, a partir das necessidades identificadas.
Segundo o secretário adjunto de gestão em saúde, Robson Xavier, a participação da população é imprescindível. “Essa é uma oportunidade que a Secretaria de Saúde tem de apresentar seus resultados, investimentos, perspectivas e dificuldades, abrindo um debate aberto, democrático e construtivo. Convidamos todos a participar para levar ideias e apontamentos que poderão ser incorporados no planejamento da Prefeitura e até do país, já que as propostas que surgem nas conferências municipais podem ser encaminhadas aos encontros estaduais e nacionais”, aponta o gestor.
Para outubro estão agendados encontros no dia 10, às 19 horas na Associação dos Moradores Nova Rússia; no dia 19, às 19 horas, na Associação dos Moradores Santa Paula e no dia 25, às 19 horas, na sede central da ABO. A programação, que contará com outros cinco encontros das pré-conferências, segue até novembro. (Com assessoria)