Divulgação
Planos Diretor e de Mobilidade Urbana têm caráter participativo
Nesta semana foram realizadas duas oficinas comunitárias referentes à elaboração dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob), que estão planejando o desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos. Coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), ambos os documentos estão sendo desenvolvidos em paralelo e se encontram na fase de propostas e diretrizes. A população pode participar ativamente desse processo.
Além das oficinas e audiências públicas está disponível um formulário online que possibilita o envio de sugestões sobre temas de mobilidade e acessibilidade, habitação, infraestrutura, equipamentos públicos, meio ambiente, entre outros. Para participar, basta acessar o link https://goo.gl/EzQqpM.
Hoje, 05, o Iplan e a Urbtec, empresa contratada para prestar consultoria nos projetos, apresentaram o desenvolvimento dos planos para o prefeito Marcelo Rangel (PSDB). Entre os pontos levantados estão a capacidade de suporte ambiental das infraestruturas e dos equipamentos públicos, de mobilidade, de acesso, moradia e expansão urbana.
Alguns dos objetivos já traçados são compactar a cidade, promover uma gestão integrada de resíduos sólidos, possuir mobilidade urbana sustentável, áreas verdes, drenagem, adaptação, cidade inteligente e eficiência na gestão dos territórios rurais.
Do Iplan participaram da reunião o presidente, Ciro Ribas, a arquiteta Karla Stamoulis, a coordenadora de pesquisa e estratégia, Sylvana Zanon, e o diretor administrativo financeiro Miguel Droppa. Já da Urbtec a equipe presente foi o diretor, Gustavo Taniguchi, o arquiteto Leonardo Fernandes e o economista Mariano Macedo. (Com assessoria)