10 de agosto de 2017

Ponta Grossa terá Centro de Triagem para Animais Silvestres

Israel Kaé

A cidade será a única do Paraná a contar com uma unidade pública de resgate de animais silvestres

Foi assinado hoje no gabinete do prefeito o termo de compromisso para a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) dos Campos Gerais. O documento foi firmado entre a Associação Instituto Klimionte Ambiental e o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, com anuência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

“Ponta Grossa e a região dos Campos Gerias é privilegiada pela existência de extensas áreas de preservação ambiental. Temos várias unidades de conservação e uma diversidade de animais. O Cetas será a estrutura ideal para o encaminhamento dos animais acidentados, para que eles possam se recuperar e voltar para a natureza”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.

O investimento pode chegar a R$ 1,5 milhão. O terreno, doado pela Prefeitura, fica no Distrito Industrial e tem dez mil metros quadrados. A área a ser construída será de 800 metros. O Cetas dos Campos Gerais será o único do Estado com gestão pública e o encaminhamento dos animais será feito por meio dos órgãos competentes, como a Polícia Ambiental, o IAP, entre outros. “A Prefeitura deu a partida doando o terreno, só assim pudemos correr atrás dos investimentos”, comenta o médico veterinário do Instituto Klimionte, Robson Carlos Klimionte.

“Para a Prefeitura é um orgulho ouvir que demos o primeiro passo. A união de forças faz a diferença, pois os processos são burocráticos, mas a persistência e a vontade de fazer concretizaram os sonhos. Agora teremos um espaço para cuidar dos animais e ainda acadêmicos e profissionais poderão realizar pesquisas/estudos no local”, destacou a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt (PSB).

A estrutura contará com dois módulos. “O primeiro destinado para o administrativo e também para as aves. E o segundo atenderá os répteis e mamíferos, com a parceria do Consórcio do Baixo Iguaçu”, contou Klimionte. A previsão é que em março de 2018 o Cetas já esteja em funcionamento. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos