4 de fevereiro de 2021

Ponta Grossa terá Ambulatório Médico de Especialidades no HU

Divulgação

A construção do AME para atender pacientes dos Campos Gerais também foi tema da reunião dos secretários estaduais da Saúde e da Infraestrutura e Logística com a prefeita de Ponta Grossa, o reitor da UEPG e representantes do Hospital Universitário.

A ampliação da oferta de serviços e a possibilidade da construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Ponta Grossa, para atender pacientes de toda a região dos Campos Gerais, foi o assunto de uma reunião ontem, 03, entre os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, com a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, e os diretores do Hospital Universitário dos Campos Gerais, Sinvaldo Baglie e Ricardo Zanetti, também participaram.

Ampliar os serviços especializados em diversas regiões do Estado é prioridade da gestão estadual. Por isso, segundo o secretário Beto Preto, a construção de um AME em Ponta Grossa é estratégica. “Identificamos que a região dos Campos Gerais tem carência de algumas especialidades e necessita de ampliação da oferta de outros. Instalar um ambulatório do tipo AME em Ponta Grossa é uma estratégia vitoriosa porque facilitaria o acesso à população das cidades próximas, evitando maiores deslocamentos”, disse.

A proposta para a cidade e região é detectar as necessidades atuais e futuras para construir ou reformar estruturas modernas e funcionais. A Secretaria da Saúde estuda a utilização de métodos ágeis de construção, como wood frame e steel frame. “Estamos em fase de estudos desses tipos de obras, mas percebemos o ganho que teremos utilizando períodos mais curtos de construção com qualidade e eficiência”, explicou o secretário Beto Preto.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por exemplo, apresenta potencial para ampliar e aumentar serviços e estruturas de saúde. O espaço que ocupa tem condições de ampliação e área livre para novas construções.

“Estudamos a possibilidade de termos um AME no Hospital Universitário para atender a demanda de toda a região dos Campos Gerais”, disse o reitor Miguel Sanches Neto. “Redefinimos durante a reunião as competências na área da saúde em Ponta Grossa e nos Campos Gerais com o protagonismo da Universidade”.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais foi inaugurado em 2010 e atualmente é uma das unidades hospitalares do Estado que atende pacientes Covid-19. O HU possui serviços de ampla e alta complexidade e é referência na área de ensino e inovações na saúde. A estimativa de população atendida pelo hospital é de aproximadamente 800 mil pessoas residentes em cidades da região.

PARCERIA – A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, afirmou que atuar em parceria com o Estado permite viabilizar os grandes projetos que são necessários. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e da UEPG e o nosso Município podem criar um grande complexo de saúde na região”, destacou.

Para o secretário Sandro Alex, o Hospital Universitário tem a expertise necessária para ampliar serviços em saúde à população. “O que foi realizado em Ponta Grossa entre o Hospital da Criança e o Hospital Universitário foi fantástico, praticamente dobrando a quantidade de atendimentos pediátricos entre cirurgias, consultas, procedimentos. Um ganho para os moradores de toda a região. E é isso que precisamos, unir forças para o bem da população”, completou.

Líder do governo na Assembleia e representante de Ponta Grossa junto ao Governo do Estado, o deputado Hussein Bakri também celebrou a conquista. “Avanços na área médica, alcançando uma região tão importante quanto os Campos Gerais, são essenciais. Esta pandemia nos mostrou a importância de investimentos inteligentes em saúde, e essa iniciativa do AME regional em Ponta Grossa, uma ação conjunta do governo Ratinho Júnior, da prefeita Elizabeth Schmidt e da UEPG, é uma excelente resposta”.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o deputado estadual Hussein Bakri (PSD); o secretário da Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco; o diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier; e o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak. (Com AEN e assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos