17 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem cinco candidatos a Prefeitura

Arquivo

Com o término do prazo das convenções partidárias, a Prefeitura de Ponta Grossa será disputada por cinco candidatos: Márcio Pauliki (SD), Mabel Canto (PSC), Professora Elizabeth Schmidt (PSD), Professor Edson Silva (PT) e Professor Gadini (PSOL). A disputa é equilibrada e deve ir para o segundo turno.

Com o término do prazo das convenções partidárias, a Prefeitura de Ponta Grossa será disputada por cinco candidatos na eleição de novembro: Márcio Pauliki (SD), Mabel Canto (PSC), Professora Elizabeth Schmidt (PSD), Professor Edson Silva (PT) e Professor Gadini (PSOL).

MÁRCIO PAULIKI – A Coligação “União de Forças por Ponta Grossa” de Márcio Pauliki (SD) é formada pelo SD, Republicanos, Patriota, PRTB, DEM, PTB, PTC, PROS, PL e PSL, e possui o maior tempo no horário eleitoral. Empresário e ex-deputado, Pauliki tem como candidato a vice o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos), trazendo o apoio da direita da cidade. O empresário, que já foi candidato a prefeito em 2012 ficando em terceiro lugar, propõe uma gestão técnica. Pauliki foi a grande revelação da reta final das convenções, conquistando os apoios de importantes partidos como o PSL, PL e Republicanos, da base de apoio do governador Ratinho Júnior (PSD).

MABEL CANTO – A Coligação PSC, Podemos, PSB, PP, Cidadania e PMB têm como candidata a prefeita a deputada estadual Mabel Canto (PSC), filha do ex-deputado e ex-prefeito Jocelito Canto. Eleita pela primeira vez deputada em 2018 com a promessa de cumprir integralmente o mandato, a jovem conta com o apoio do deputado federal Aliel Machado (PSB), que desistiu de ser candidato a prefeito. Ela tem como candidato a vice o vereador Pietro Arnaud (PSB), que cumpre o seu segundo mandato de vereador. Mabel propõe uma administração “do bairro para o centro”.

PROFESSORA ELIZABETH – A Coligação ‘Somos Todos Ponta Grossa’, da candidata a prefeita Elizabeth Schmidt, atual vice-prefeita, é formada PSD, PSDB, PV e Avante. Elizabeth é a candidata do governo municipal e estadual à sucessão do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), e tem como candidato a vice o Capitão Saulo Hladyszwski, da Polícia Militar. Embora conte com os apoios de Rangel e do governador Ratinho Júnior, ela possui a metade do tempo que os outros dois principais concorrentes a Prefeitura, e o desafio de passar para o segundo turno, será ainda maior. A candidata vai defender as obras e conquistas da atual administração com a proposta de dar continuidade aos programas e fazer Ponta Grossa avançar ainda mais.

PROFESSOR EDSON SILVA – O candidato da Coligação “Ponta Grossa, uma cidade para você” (PT/PCdoB), têm como candidato a prefeito o Professor Edson Silva, e a vice o Pastor comunista João Carlos Andrade. O candidato do PT possui quase o mesmo tempo no horário eleitoral que a candidata do governo Professora Elizabeth, e o apoio do ex-deputado e ex-prefeito Péricles de Mello (PT). Professor Edson é historiador formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua como professor na mesma instituição desde 1987. Ele afirma que irá buscar o voto das pessoas que acreditam em uma sociedade menos desigual e com mais justiça social.

PROFESSOR GADINI – O candidato do PSOL é o Professor Sérgio Gadini, que tem como candidato a vice o também Professor Lineu Kieras. Gadini é jornalista e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2016, disputou a Prefeitura e fez aproximadamente 7% dos votos válidos, mais de 12 mil votos. A proposta do PSOL é de uma cidade solidária, na defesa da política por compromisso comunitário a serviço da maioria da população de Ponta Grossa.

EQUILÍBRIO – A disputa é equilibrada e deve ir para o segundo turno. Existe uma vantagem dos candidatos Márcio Pauliki e Mabel Canto sobre a candidata do prefeito e do governador, Professora Elizabeth, que terá o desafio de crescer com a metade do tempo no horário eleitoral. Os candidatos do PT e PSOL também tendem a crescer, principalmente após a desistência do deputado federal Aliel Machado de concorrer ao cargo.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos