Ponta Grossa se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios pela agilidade na abertura de empresas

Ponta Grossa se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios pela agilidade na abertura de empresas
14 jan, 2026
O bom desempenho de Ponta Grossa no ranking é resultado de um conjunto de ações adotadas pela Prefeitura para desburocratizar e modernizar o processo de abertura de empresas.
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento, celebra o desempenho do Município no Ranking de Competitividade dos Municípios, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia, entre outros indicadores, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil. Ponta Grossa ocupa a 13ª colocação no país e a 5ª posição na Região Sul, considerando as etapas de viabilidade e registro, com base em dados da REDESIM.
O bom desempenho de Ponta Grossa no ranking é resultado de um conjunto de ações adotadas pela Prefeitura para desburocratizar e modernizar o processo de abertura de empresas. Entre as principais medidas estão o uso estratégico da Lei da Liberdade Econômica, a integração digital de órgãos e processos pela REDESIM, a modernização de sistemas e protocolos online, que permitem maior automatização das etapas, além do monitoramento contínuo dos indicadores e o estabelecimento de metas claras de melhoria.
Essas ações refletem diretamente na redução do tempo de abertura de empresas no município. Em 2021, o processo levava em média 2 dias e 4 horas. Em 2022, o tempo caiu para 9 horas; em 2023, para 6 horas; e em 2024, chegou a 5 horas, patamar mantido também em 2025.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt (União), os avanços refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor produtivo e o desenvolvimento econômico da cidade. “Temos um compromisso permanente com quem empreende, investe e gera emprego e renda em Ponta Grossa. Trabalhar para facilitar a abertura de empresas, reduzir a burocracia e melhorar o ambiente de negócios é uma forma concreta de apoiar o crescimento da nossa economia e criar mais oportunidades para a população”, afirma.
Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, o resultado reflete o trabalho contínuo de modernização e melhoria do ambiente de negócios no município. “Estamos trabalhando para simplificar e desburocratizar os processos. As reformas que fizemos na base legal melhoraram o tempo da consulta prévia, o que contribuiu diretamente para a redução do tempo de abertura de empresas em Ponta Grossa. Nossa meta agora é avançar ainda mais”, destaca.
Segundo Tônia, a modernização da base legal e as reformas já implementadas têm contribuído para a melhoria dos indicadores, e a expectativa é de que os resultados avancem ainda mais ao longo de 2026, com a ampliação da automatização por meio do georreferenciamento e o fortalecimento das integrações entre os órgãos envolvidos.
A iniciativa envolve, além da Agência de Inovação e Desenvolvimento, as secretarias municipais da Fazenda, IPLAN, Meio Ambiente e Saúde, que atuam de forma integrada na modernização dos processos e na melhoria dos serviços relacionados à abertura de empresas.

SOBRE A ABERTURA DE EMPRESA – Atualmente, o empreendedor pode iniciar o processo pela Sala do Empreendedor Digital, onde encontrará tutoriais para orientação ou diretamente pelo sistema Empresa Fácil Paraná (www.empresafacil.pr.gov.br), plataforma do Governo do Estado que direciona o trâmite para os procedimentos internos da Prefeitura. Lembrando que para abertura de MEI, a jornada pode ser feita de forma autônoma através da Sala do Empreendedor Digital. Para outros portes, o empreendedor precisa do suporte de um contador. (Com informações da Assessoria)

SERVIÇO:
Sala do Empreendedor Digital.
Acesse 24h por dia na palma da sua mão: https://saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/.

Comentários