18 de abril de 2017

Ponta Grossa recebe alerta do TCE-PR para reduzir despesas com pessoal

Arquivo

Empresas inadimplentes inscritas no Simples Nacional devem regularizar débitos pendentes junto à Prefeitura, em pagamento à vista ou parcelado.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu alerta de despesa de pessoal a Ponta Grossa e outros 20 municípios paranaenses. O Município e outros cinco cidades do Estado extrapolaram o limite de 54% da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal em 2016 e devem seguir as determinações constitucionais.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece (artigo 20, III, “a” e “b”) o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, respectivamente. Neste ano, as duas Câmaras de Julgamento do Tribunal já emitiram 97 alertas de gastos de pessoal, referentes a 91 municípios, em relação aos exercícios de 2015 e 2016.

Como o Executivo Municipal de Ponta Grossa ultrapassou o limite em 100% em 2016, tendo gasto 54,25%, deve reduzir os gastos com pessoal conforme determina a Constituição Federal.

Os municípios são alertados pelo Tribunal para que adequem seus gastos e suas despesas com pessoal não alcancem o limite de 54% da RCL. Nos municípios onde isso ocorre, a Constituição Federal estabelece (parágrafos 3º e 4º do artigo 169) que o poder Executivo deverá reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.

Caso não seja suficiente para voltar ao limite, o município deverá exonerar os servidores não estáveis. Se, ainda assim, persistir a extrapolação, servidores estáveis deverão ser exonerados. Nesse caso, o gestor terá dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas constitucionais.

PROVIDÊNCIAS PARA ADEQUAÇÃO – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou, por meio da sua Assessoria de Imprensa, que desde o início do ano vem tomando providências para se adequar ao limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesas de pessoal. Segundo a Prefeitura, com a proposta de redução de 30% dos cargos em comissão, o Município conta hoje com 208 cargos nomeados. A redução das nomeações representa economia superior a R$ 1 milhão na folha de pagamento. A nota ressalta ainda que, o levantamento do alerta emitido pelo TCE é referente às despesas de 2016 e a expectativa da Prefeitura é que o município esteja dentro do limite legal na divulgação do índice referente ao primeiro quadrimestre de 2017. (Com assessorias)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos