Arquivo
Muito mais que o assistencialismo e o clientelismo praticado pelas gestões anteriores, que deixava as pessoas cada vez mais dependentes e potencializava o processo de exclusão social, acompanhada por uma equipe técnica e disposta a enfrentar desafios, Simone Kaminski Oliveira, ‘Dona Simone’, como é chamada carinhosamente pelos assistidos, promoveu a Assistência Social do Município a uma política pública de inclusão social.
Um encontro que reuniu mais de 100 gestores da Assistência Social na região dos Campos Gerais foi realizado ontem, no auditório do Colégio Sepam em Ponta Grossa. Secretários, técnicos de gestão e trabalhadores da área participaram e puderam expor as suas experiências. A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Ponta Grossa, Dona Simone Kaminiski, explanou sobre as atividades com resultados positivos de execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O IV Encontro da Proteção Social Básica, com o tema “O processo de Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Política Pública de Assistência Social”, tem como objetivo debater o SCFV na regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Paraná, que abrange 18 municípios da região.
“Nós somos referência no serviço realizado em todas os 10 CRAS, além das 15 entidades que temos cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social. Os trabalhos são desenvolvidos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ser exemplo é saber que o que fazemos está dando certo e estamos caminhando corretamente com as ações”, ressalta Dona Simone.
O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. O Serviço é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. (Com assessoria)