Divulgação
A PGA atua na cidade desde 2008, sendo essa sua segunda renovação de frota de veículos.
A partir de hoje, 1º, a coleta de resíduos urbanos da cidade conta com frota inteiramente nova. Os 22 veículos foram entregues por representantes da Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária de limpeza urbana da cidade, à Prefeitura Municipal em cerimônia que aconteceu no Parque Ambiental.
A renovação da frota da PGA ocorre, contratualmente, a cada cinco anos. “Não nos preocupamos apenas em adquirir veículos novos, mas que sejam adequados ao serviço e proporcionem o melhor custo-benefício à população”, afirma o presidente do Grupo Philus, da qual a PGA faz parte, Marcus Borsato.
Dos 22 novos veículos, 20 são caminhões compactadores, sendo 10 de 15m³ e outros 10 de 19m³, um caminhão poliguindaste e um novo veículo para coleta de resíduos de serviço de saúde.
Desde o último ano, a Prefeitura de Ponta Grossa vem trabalhando para garantir cada vez mais um serviço de qualidade na área da coleta de resíduos sólidos e recicláveis. Com a nova frota de caminhões para realização desse trabalho, o Município investe também na conscientização da população. Além de assegurar um recolhimento de lixo mais eficiente e silencioso, os novos veículos agora carregam mensagens educativas sobre o consumo consciente dos recursos e o descarte adequado de materiais.
“Nosso sistema de limpeza urbana vem passando por uma revolução, com ampliação do serviço de coleta seletiva e investimento na conscientização ao mesmo tempo. Já são mais de 130 PEVs espalhados por toda a cidade, uma coleta de resíduos que contempla 100% do Município e a coleta seletiva porta a porta que já chega a 80% dos munícipes. Ou seja, a Prefeitura vem trabalhando com responsabilidade para garantir o atendimento de toda a população e a destinação correta dos resíduos gerados em Ponta Grossa”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.
ESPECIFICAÇÕES – Segundo o diretor de negócios do Grupo Philus, Vitor Borsato, a nova frota foi adquirida com diversos diferenciais e adaptações que impactam diretamente na operação. “Os motores dos caminhões são mais econômicos, duráveis e menos poluentes , trabalham na normatização EURO 5, que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel”, diz.
Além disso, a nova frota possui um sistema de escapamento posicionados acima da cabine, levantando menos poeira durante a coleta em vias não pavimentadas. Conta ainda com tomada de força multiplicada, diminuindo assim a necessidade de alta rotação do motor para compactação durante a coleta, proporcionando uma coleta mais silenciosa. “Também optamos por veículos com sistema de transmissão específica para aplicação de coleta de lixo, assim a troca de marchas é menor e a força do veículo é maior, fazendo menos barulho”, explica Vitor.
Outros itens foram levados em conta na escolha da frota, como sistema de iluminação com maior alcance para coletas noturnas, renovação da cabine para acomodar quatro pessoas e sistema de fechamento automático da tampa, que agiliza o processo de descarga dos resíduos e diminui o tempo da operação. A PGA coleta diariamente 280 toneladas de resíduos.
SOBRE A PGA – Pertencente ao Grupo Philus, venceu em 2008 o edital de licitação que concedeu os serviços de limpeza urbana do Município à empresa pelo período de oito anos, renováveis por mais oito. (Com assessoria)